Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

A Internet como ferramenta de controle da qualidade científica

 

“O mais temido prêmio da ciência foi concedido quinta-feira na Universidade Harvard, nos EUA. E, desta vez, com um caráter mais cético do que o normal: estão entre os vencedores alguns exemplos da falsa ciência que assola o planeta.

O prêmio Ig Nobel (trocadilho com a palavra “ignóbil”) é concedido como um ?antiprêmio Nobel? pela revista humorística de ciência Air (sigla em inglês para Anais da Ciência Improvável), editada por Marc Abrahams.

Neste ano, o cientista francês Jacques Benveniste foi premiado pela segunda vez. Ele já havia ganho em 1991 com pesquisas sobre ?memória da água?, que serviriam para dar base científica à homeopatia.

Desta vez, ele ganhou com um artigo, divulgado em um seminário em 97, sobre a transferência dessa ?memória? por telefone.

Outra vencedora foi Dolores Krieger, da Universidade Nova York, que popularizou o ?toque terapêutico?, um método místico de tratamento de doentes que consiste em ?energizá-los? com as mãos (mas sem que exista o ?toque?).

Como é praxe, a lista inclui belicistas para o prêmio da ?paz? e pesquisas curiosas ligadas a sexo (como o artigo A relação entre altura, comprimento do pênis e tamanho do pé).”

Universidade nos EUA premia estudos improváveis da ciência”, copyright Folha de S. Paulo, 10/10/98.