Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

PRIMEIRAS EDIçõES > TVQ

A mídia na formação do público infanto-juvenil

Por lgarcia em 09/12/2003 na edição 254

TVQ

Debater a relação criança, adolescente e mídia, estabelecendo uma ampla reflexão sobre o tema e apontando caminhos para um conteúdo de qualidade. Estes são os objetivos centrais do Seminário Internacional TVQ ? Criança, Adolescente e Mídia, que acontece de 9 a 11 de dezembro, no SESC Vila Mariana, em São Paulo.

Durante os três dias do encontro, especialistas brasileiros e estrangeiros das áreas de Educação e Comunicação analisam de que maneira as diferentes vertentes da mídia vêm tratando o chamado público infanto-juvenil, que engloba desde crianças pequenas, que mal aprenderam a falar, até os adolescentes. A pauta do seminário abordará a criança e o adolescente como assunto, produtores, personagens e consumidores de mídia.

Entre os estudiosos e convidados renomados que participam das mesas-redondas estão Elza Dias Pacheco, coordenadora do Laboratório de Pesquisa sobre Infância, Imaginário e Comunicação da USP; Cecilia von Feilitzen, coordenadora científica da Câmara Internacional da UNESCO para Crianças e a Violência na Tela (Suécia); Veet Vivarta, diretor-editor da ANDI; Âmbar de Barros, coordenadora do Escritório Regional da UNESCO em São Paulo; Cininha de Paula, diretora-geral do Sítio do Picapau Amarelo (TV Globo).

Ainda durante o Seminário serão apresentados, no dia 10, às 11h, os resultados de uma análise detalhada inédita sobre as produções da televisão brasileira voltadas ao público adolescente, fruto de uma pesquisa que contou com a colaboração de especialistas nas áreas de mídia, educação e adolescência. A análise é uma parceria entre a ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância) e a Petrobras, com apoio do Unicef, e resultará numa publicação que vai integrar a série Mídia e Mobilização Social, desenvolvida com o apoio da Cortez Editora.

O Seminário Internacional TVQ ? Criança, Adolescente e Mídia é aberto ao público em geral. As inscrições já podem ser feitas na unidade do SESC Vila Mariana, pelos sítios www.sescsp.com.br e www.midiativa.tv, ou ainda pelo telefone (11) 5080-3000. Os preços são R$ 60 para público geral e R$ 30 para professores, estudantes, idosos e aposentados.

O evento é uma realização conjunta entre o MIDIATIVA (Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes), o LAPIC (Laboratório de Pesquisas sobre Infância, Imaginário e Comunicação ? USP), o LAPSI (Laboratório de Psicologia Sócio-Ambiental e Intervenção do IPUSP) e SESC São Paulo, com o apoio da Unesco, Unicef, ANDI e USP ? Pró-Reitoria de Pesquisa, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Agenda

Seminário Internacional TVQ ? Criança, Adolescente e Mídia, 9 a 11 de dezembro, no SESC Vila Mariana ? Rua Pelotas, 141- São Paulo-SP.

Informações: Cristina Brito / Cláudia Hataro: (11) 3081-7555 / 3088-2559; e-mail <crisbrito@uol.com.br>; sítio <www.midiativa.tv>

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem