Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > MISSÕES APOLO

A Nasa e a fraude

Por lgarcia em 28/02/2001 na edição 110

OFJOR CI?NCIA

OfJor Ciência 2001 ? Oficina OnLine de Jornalismo Científico é uma iniciativa do Observatório da Imprensa, Labjor e Uniemp.

MISSÕES APOLO

Richard Stenger, repórter do sítio CNN.com, fez matéria no dia 23/2/01 sobre declaração da Nasa a respeito das insistentes teorias de que as missões Apolo foram uma fraude.

"A Nasa pousou homens na Lua?"

"Sim, nós pousamos", proclamou a agência em sua homepage na internet, em 19/2.

A reação foi motivada por recente programa da Fox Networks, que ressuscitou as velhas dúvidas sobre se a Nasa realmente enviou astronautas à Lua entre 1969 e 1972. O programa afirmou que os EUA não tinham capacidade para ir à Lua, mas encenaram os pousos devido à corrida espacial com a Rússia durante a Guerra Fria.

O astrônomo Phil Plait <badastronomy.com> achou o programa um "lixo".

Os teóricos da conspiração enumeraram as supostas anormalidades nas fotos da Nasa tiradas na Lua, como a bandeira dos EUA tremulando, a ausência de estrelas ao fundo. Cientistas já explicaram todas as anormalidades. "Do primeiro momento ao último, o programa é carregado de incorreções, suposições ridículas e péssima ciência", disse Plait.

A Nasa acrescentou que o programa nem mencionou os 363 quilos de pedras lunares trazidas à Terra. "Geólogos do mundo inteiro examinaram as amostras por 30 anos, e a conclusão é irrefutável: as pedras não poderiam ter sido coletadas ou fabricadas na Terra", diz a agência.

Por que a Nasa ainda se preocupa com as teorias de fraude?, pergunta o repórter. "Não foi pelo programa, mas pelos e-mails que recebemos após a exibição", disse o porta-voz Bob Jacobs. Segundo ele, muitos vieram de professores primários, preocupados porque seus alunos perguntaram sobre as alegações do programa.

Quem quiser ver toda a teoria da conspiração, com fotos comentadas e detalhes variados, pode acessar o divertido site argentino Lo Inexplicable <www.lo-inexplicable.com.ar/> (em espanhol), e clicar no link Enigmas lunares. A dica é do leitor Mário Jorge Lailla Vargas <mariojorge@enersulnet.com.br>, que tem todo o material traduzido e pode enviar por e-mail aos interessados, a pedido. Em carta ao Observatório, Mário, que acredita na versão da fraude, pergunta por que a mídia brasileira, com exceção da Playboy online, não deu matéria sobre o programa da Fox. "Fazem documentários sobre o pigmeu de Sverdlovski, afirmando que é farsa. Mas será que só os russos montam farsas, os ianques não?" Em <www.estronho.com.br> está uma tradução reduzida.

Volta ao índice

OfJor ? próximo texto

OfJor ? texto anterior


Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem