Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

A televisão e as razões de Estado

CNN À LA FRANÇAISE

Leneide Duarte-Plon, de Paris

Se algum político francês tinha dúvida quanto à urgência da criação de uma rede de TV francesa de informação 24 horas, a guerra do Iraque serviu para provar o quanto essa rede é indispensável para difundir no mundo a visão francesa da política e da economia. E servir de contrapeso à influência das americanas CNN e Fox News e da britânica BBC World. O que as TVs árabes Al-Jazira, Abu-Dhabi TV e a recém-criada Al-Arabya vêm tentando fazer com algum sucesso.

A "CNN à la française", em gestação por iniciativa do presidente Jacques Chirac, dará uma outra dimensão à presença da França no mundo. Nesta segunda guerra do Golfo que mal acaba de terminar, as redes americanas de notícias Fox News e CNN se engajaram numa desenfreada campanha antifrancesa ? que uma certa imprensa escrita americana e britânica ratificava diariamente (refletindo a política dos falcões de Washington) ? sem que Paris pudesse contrabalançar à altura no campo audiovisual. É esse desequilíbrio de forças na guerra das imagens que Chirac quer mudar.

Hoje, a criação da rede internacional francesa, acompanhada de perto pelo ministro das Relações Exteriores Dominique de Villepin, cujo ministério é também responsável pelo projeto, é uma realidade que se torna mais palpável a cada dia. Ela se tornou uma prioridade da política do Quai d?Orsay.

Vocação expressa

A idéia da futura rede francesa internacional de informação foi lançada por Chirac na campanha presidencial do ano passado, ao defender a criação de "uma grande rede de informação internacional em francês, capaz de rivalizar com a BBC ou a CNN". No início deste ano, num encontro com jornalistas, Chirac enfatizou que a França precisava "estar mais presente na batalha das imagens".

Especialistas da comunicação afirmam que seria uma estupidez que essa CNN francesa seja uma "CNN em francês". (Não se pode ignorar a força do inglês, responsável pela penetração ímpar da CNN e da BBC.) A nova rede, que deve chamar-se Télé FI (France Internationale) e tem instalação prevista para 2004, terá também transmissões em árabe e em inglês.

Em abril, três candidaturas se apresentaram à Direção de Desenvolvimento da Mídia (Direction du développement des médias), ligada ao gabinete do primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin, com propostas para o funcionamento da rede francesa internacional de informação. A própria DDM enfatizou num documento que a nova rede "terá como vocação assegurar uma presença mais importante e mais visível da França na batalha mundial das imagens". As candidatas a gerir essa TV são a rede pública France Télévisions, associada à Radio France Internationale, e as privadas LCI (filial de TF1) e i-Télé (filial de Canal Plus).

Olhar francês

Apesar de ser do absoluto interesse do governo francês, a criação dessa nova rede não vai contar com os recursos fabulosos de sua futuras concorrentes BBC World ou CNN. Enquanto a BBC World dispõe de 350 milhões de euros por ano, a francesa teria um orçamento em torno de 60 milhões de euros anuais. Mas isso não impede que funcione com eficiência e qualidade, graças à sinergia que uma empresa estatal como a France Télévisions poderá estabelecer com outras empresas públicas de comunicação ? como a Agência France Press, as redes France 2, France 3, Euronews (da qual France Télévisions é acionista), TV5 e Radio France Internationale, entre outras. Por contar com essa infra-estrutura incomparável, France Télévisions é a mais forte candidata.

Em junho próximo, os franceses saberão como será o perfil dessa versão francesa da CNN ? ou, pelo menos, do padrão de emissora de TV all news por ela inaugurado. Ghislain Achard, diretor-geral-delegado do grupo estatal, pensa que a rede deve ser constituída por uma redação independente e profissional, que reflita "a visão francesa do mundo mas também o que compõe a diversidade francesa".

Além de telejornais, a "CNN francesa" deve oferecer debates, reportagens especiais e documentários para ver e entender o mundo com um olhar francês.

Redes de TV de informação 24 horas :

** CNN (Estados Unidos)

Criada em 1980 por Ted Turner. Teve seus momentos de glória na primeira guerra do Golfo, em 1991.

** Fox News (Estados Unidos)

Criada em 1996 por Rupert Murdoch. Nos EUA, a Fox News já ultrapassou a audiência da CNN.

** BBC World (Grã-Bretanha)

Criada em 1991. Empresa do grupo público britânico BBC.

** Abu-Dhabi TV (Emirados Árabes Unidos)

Criada em 1984. Rede não-especializada que produz informação 24 horas quando há fatos importantes.

** Al-Jazira (Qatar)

Criada em 1996. Ficou mundialmente conhecida durante a guerra do Afeganistão

** Al-Arabya (Emirados Árabes Unidos)

Criada em fevereiro de 2003. Do grupo Middle East News que tem investidores sauditas, kuwaitianos e libaneses.