Terça-feira, 19 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

PRIMEIRAS EDIçõES > IMPRENSA INDEPENDENTE

A união faz a força

Por lgarcia em 25/12/2002 na edição 204

IMPRENSA INDEPENDENTE

Setecentas novas revistas chegam ao mercado americano anualmente, e 60% delas não completam o primeiro aniversário. Segundo estimativas, são necessários pelo menos US$ 10 milhões para que um título deslanche. Para ajudar revistas e jornais que não dispõem de todas as condições para competir com peixes grandes, John Anner criou, em 1996, a Associação de Imprensa Independente (IPA, sigla em inglês) em San Francisco.

Seis anos depois de fundar a IPA, Anner deixa a diretoria executiva da instituição que começou sem funcionários remunerados e hoje, além de empregar 27 pessoas, conta com orçamento anual de US$ 2,5 milhões. As 400 publicações integrantes usufruem de serviços como consultoria, empréstimos e apoio para fazer pressão política, como, por exemplo, para conseguir redução nas tarifas postais.

A principal ajuda que a associação oferece, no entanto, é na distribuição. Quatro grandes empresas distribuem hoje 90% das revistas nos EUA. Título pequenos não entram neste esquema. A IPA comprou em 2000 a distribuidora BigTop Newsstand Services, que estava à beira da falência, e apesar de ter levado prejuízo no começo, hoje distribui 80 títulos, com lucro de mais de US$ 135 mil em 2002.

Mas a entidade não existe só para ajudar os negócios de pequenas editoras. Ela conduz campanha para que seus integrantes contratem funcionários de minorias, por exemplo. Anner conta que, surpreendentemente, na hora de contratar, revistas independentes são tão preconceituosas quanto as grandes. Como informa Dan Fost, do San Francisco Chronicle [12/12/02], outra iniciativa da IPA é o estímulo ao uso de papel reciclado.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem