Terça-feira, 19 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

PRIMEIRAS EDIçõES > CASO TIM LOPES

A violência na veia do cotidiano

Por lgarcia em 11/12/2002 na edição 202

CASO TIM LOPES

Nós, os que matamos Tim Lopes, de Affonso Romano de Sant?Anna, Editora Expressão e Cultura, Rio de Janeiro, 2002, pp. 216. Preço: R$ 9,50.

Lançado no dia 6, no Rio de Janeiro, o livro Nós,
os que matamos Tim Lopes
, reúne crônicas do poeta
e escritor Affonso Romano de Sant?anna publicadas na imprensa ao
longo dos últimos 22 anos. São, porém, crônicas
difíceis, que machucam: figuram nas páginas apenas
as que registram a violência de nossos dias. A que dá
nome ao livro [ver abaixo], dolorosa e polêmica, espalhou-se
pela internet como um alerta de vírus.

Diz sobre a crônica o release de lançamento, assinado por Maria Isabel Borja: "As reflexões de Sant?Anna, simples letras de fôrma impressas sobre papel, geraram reações tão violentas quanto uma ação policial de combate ao tráfico, chamando atenção para a relevância do papel a ser desempenhado por intelectuais e artistas na tarefa de pacificação da sociedade. Numa escola do Rio de Janeiro, um professor sofreu ameaças de traficantes por ter utilizado o texto em sala de aula e acabou tendo que mudar de escola." Toda essa repercussão acabou inspirando o editor a reunir num volume o retrato da dor pintado pelo cronista.

"Tenho insistido há muito no que chamo de ?anomia ética e estética?, que atacou a sociedade chamada pós-moderna e sobretudo a brasileira", escreveu Affonso ao Observatório. Pois são mais de 50 textos sobre violência e banditismo, publicados no Jornal do Brasil, no Globo, no Estado de Minas e na revista Manchete. Affonso não planeja outras noites de autógrafos. "O lançamento no Rio está dentro da promoção Natal da consciência, do RioDesign/Leblon", diz. Mas há duas novidades: o livro é impresso em papel-jornal, para baratear os custos ? o que permite o preço de R$ 9,50, e está sendo vendido em bancas de jornal, primeiramente no Rio, posteriormente em São Paulo. (M.C.)

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem