Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

PRIMEIRAS EDIçõES > JORNALISMO EM REVISTA

A volta por cima de Pauta Geral

Por lgarcia em 17/07/2002 na edição 181

JORNALISMO EM REVISTA

Tattiana Teixeira (*)

Pauta Geral ? Revista de Jornalismo, Editora Calandra ? 288 pp.; R$ 25,00 ( revista + postagem) Contatos: <editoracalandra@uol.com.br> e <pautageral@uol.com.br> Telefax: (71) 383-3050.

Quando criada, em agosto de 1993, a revista Pauta Geral já tinha objetivo ousado: construir e assegurar um espaço para a discussão das pesquisas, dos problemas e dos estudos desenvolvidos no campo do jornalismo. Naquela época, os editores ? Elias Machado, pesquisador do CNPq na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e Sérgio Gadini, então mestrando em Comunicação, hoje membro do Conselho Editorial ? anunciavam esta área do saber como "uma das produções culturais mais importantes do universo midiático". Nove anos depois, a Pauta Geral volta ao mercado em sua quarta edição, dedicada ao jornalismo digital, mostrando que continua perseguindo a mesma meta: ser uma referência nacional na área dos estudos do jornalismo.

A revista é agora uma publicação anual da Editora Calandra ? sediada em Salvador e especializada em jornalismo ?, e neste número apresenta um projeto gráfico reformulado, concebido pelo designer Joenilson Lopes. Além das redes, a Pauta Geral traz estudos e pesquisas sobre discurso, cultura, linguagem, gêneros jornalísticos e critérios de noticiabilidade. São 12 textos, uma entrevista e duas resenhas dedicados ao jornalismo na contemporaneidade. Entre os autores que colaboraram nesta edição estão Lorenzo Gomis, Marcos Palácios, Giovandro Ferreira, Ronaldo Henn, Angela Prysthon e Francisco Karam.

O Conselho Editoral renovado conta com a participação de Emiliano José, Miguel Rodrigo, Nelson Traquina, Nilson Lage, Rosental Calmon Alves, Sergio Luiz Gadini, Sergio Mattos e Victor Gentilli. A partir desta edição a revista passa a ser editada pelos professores Elias Machado e Tattiana Teixeira, que substitui Emiliano José, afastado para exercício de mandato político.

"O relançamento da Pauta Geral reflete a preocupação em garantir espaços capazes de dar visibilidade à produção conceitual decorrente da consolidação dos grupos de pesquisa sobre jornalismo em nosso país", diz Elias Machado. Com tiragem limitada, a revista é o primeiro projeto da Editora Calandra que deve lançar, nos próximos meses, três coleções: "Biblioteca J", com livros conceituais, "Eureca", dedicada aos manuais sobre metodologias de ensino das práticas jornalísticas e "Clássicos", que contempla reedições de livros essenciais sobre jornalismo.

Nos números anteriores ? todos esgotados ? Pauta Geral abordou temas como os discursos do jornalismo e a cobertura jornalística da política. Em 2003, quando completa dez anos, a revista trará, em edição comemorativa, um dossiê sobre os gêneros jornalísticos, assunto que, para os editores, carece de uma atualização conceitual. Útil tanto para professores quanto para profissionais que enfrentam o dia-a-dia das redações, a Pauta Geral não está disponível para venda em livrarias. Para adquiri-la os interessados devem entrar em contato com os editores por e-mail ou fax, apresentados na ficha técnica. As colaborações para o próximo número devem ser endereçadas ao endereço eletrônico da revista

(*) Jornalista, professora de jornalismo e editora de Pauta Geral

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem