Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº959

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

Abduzido por autoridades

Por lgarcia em 22/01/2003 na edição 208

TELETIPO

No dia 28/12/02, o jornalista Ali-Reza Jabari foi preso em seu escritório na capital iraniana Teerã. Ele trabalhava como tradutor e repórter freelancer para diversos jornais independentes e recentemente havia dado entrevista a uma publicação canadense em língua persa em que afirmou que o líder espiritual do Irã, aiatolá Ali Kamenei, gostaria que o país afundasse na crise. Jabari traduziu diversos textos proibidos para o inglês. A mulher do jornalista procurou autoridades no dia seguinte à prisão, mas ouviu apenas que ele não havia sido preso. Repórteres Sem Fronteiras [8/1/03] pediram ao governo a libertação do jornalista e de mais três profissionais detidos por “espionagem”.

No dia 28/12/02, o presidente da Televisão Pública Armênia, Tigran Naghdalian, foi morto a tiros em Ierevan, para intimidar a emissora estatal por causa das eleições presidenciais de fevereiro. Naghdalian apoiava o atual presidente e líder nas pesquisas Robert Kocharian e apresentava programa semanal de política em que defendia sua posição. “Ele fazia reportagens justas e balanceadas no jovem canal estatal”, disse Arne Wessberg, presidente da Associação Européia de Radiodifusão. As informações são do Guardian [7/1/03].

Abdou Diouf, ex-presidente do Senegal e secretário-geral da Organização Internacional de Países Francófonos (OIPF), instou o Líbano a interromper os ataques à imprensa e a cumprir seus compromissos com a liberdade. Nota dos Repórteres Sem Fronteiras [7/1/03] lembra que duas emissoras de TV ? Murr Television (MTV) e New Television (NTV) ? foram arbitrariamente fechadas pelo presidente Emile Lahud e o primeiro-ministro Rafik Hariri. Por enquanto, apenas a NTV voltou a funcionar.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem