Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Adeus aos paginadores

MONITOR DA IMPRENSA

ERA DIGITAL

Depois de 35 anos e nove meses como paginador do Washington Post, a partir deste mês Bill LaChance não fará mais parte da redação do jornal. Segundo Christopher Stern (Washington Post, 31/3/01), ele é um dos 100 paginadores que deixam o Post devido aos avanços da tecnologia.

Durante décadas esses trabalhadores cuidaram da cara do jornal. Pegavam os textos dos repórteres e os reimprimiam em outras máquinas que produziam manchetes, chapéus e linhas finas. Depois colavam-nas em colunas para criar o modelo do texto nas páginas do jornal. Eram verdadeiros compositores, disse Stern, que em tempos de glória chegaram a somar mais de 700 no Post.

No entanto, hoje em dia seu trabalho é feito pelos próprios editores no computador. Nos últimos anos os paginadores continuaram recebendo seus salários e comparecendo ao jornal, mas por causa de uma garantia de cargo vitalício que lhes foi dada pela empresa em 1974. O jornal concordou em manter os empregados na lista de pagamento enquanto informatizava toda a produção. O projeto já estava quase concluído em dezembro de 2000, quando 114 dos 116 paginadores concordaram em se aposentar. Como parte do acordo, receberam um total de 27,5 milhões de dólares.

REALITY SHOWS

Depois do sucesso nos Estados Unidos de Survivor, da CBS, a mania dos reality shows se espalhou, vide No limite, da Globo. Na competição por audiência garantida, a rede americana Fox apelou, com seu contestado Temptation Island. Após muitas controvérsias, a emissora parece ter encontrado um novo caminho para os programas do gênero, segundo Bill Carter (New York Times, 2/4/01). O foco agora é a grande massa. Isso depois da surpreendente repercussão de estréia de Boot Camp.

Na quarta-feira, 28 de março, o novo programa atingiu o mesmo índice de audiência do primeiro episódio de Temptation Island, e já se fala em estender a série por pelo menos uma semana a mais. A diferença é que enquanto Temptation causou polêmica e trouxe o debate sobre questões morais, levando anunciantes a exigirem que seus comerciais não fossem vinculados no horário do show, o novo lançamento parece ter sido bem recebido por todos. Segundo Gail Berman, presidente da Fox Entertainment, Boot Camp tem um tema com que o grande público se identifica mais, que é o do auto-desenvolvimento.

Em Boot Camp um grupo de pessoas comuns passa por treinamentos verdadeiros da Marinha, para conseguir os US$ 500 mil do prêmio final. Em Temptation Island, a fidelidade de casais numa ilha era testada por atraentes solteiros. A outra opção da Fox para substituir o programa seria Love Cruise, que traria novamente possíveis romances como tema central, mas ficou de fora em virtude de todos os problemas gerados por Temptation. No entanto, o recuo da Fox deve ser temporária, pois o show será guardado para o próximo verão americano.

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