Sábado, 19 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

PRIMEIRAS EDIçõES > FNDC

Ações em sete estados pela democracia

Por lgarcia em 21/10/2003 na edição 247

FNDC

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) e outros movimentos sociais organizaram pelo menos 30 atividades em sete estados brasileiros para marcar a Quinzena Democracia da Comunicação, de 17/10 a 9 de novembro. Atos públicos, debates, oficinas, panfletagens, programas de rádio e TV, shows, exposições, sessões de vídeo ? a população brasileira vai poder escolher a maneira como pretende se informar sobre a crise crônica vivida pela mídia. Concentração da propriedade de emissoras de rádio e TV e descaso com o interesse público serão o foco das atividades programadas pelos comitês regionais do FNDC em 10 grandes cidades. Os eventos tiveram início no Dia Mundial pela Democracia na Mídia e se estendem até o encerramento do Fórum Social Brasileiro, em Belo Horizonte.

Uma das estrelas da festa é a exibição do documentário Além do Cidadão Kane, da BBC, que apresenta versão pouco conhecida da criação da Rede Globo. Outra manifestação importante ocorrerá em três capitais nos dia 8, 10 e 11 de novembro: é a Jornada pela Democratização da Mídia. Além de defender a democratização da comunicação, a campanha condena a criminalização dos movimentos sociais pela grande imprensa. Apóiam a iniciativa: MST, UNE, CUT, Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, Intervozes, revista Sem Terra, jornal Brasil de Fato, jornal Sem Terra, Caros Amigos, Enecos, OPasquim21, Oboré, Carta Capital, revista Reportagem, revista Fórum, CMI (Centro de Mídia Independente), Carta Maior, Rádio Anúbis, Centro Acadêmico Benevides Paixão (PUC/SP), Portal Vermelho, Portal Porto Alegre 2003.

Estudo divulgado no ano passado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom) revelou que as seis principais redes de televisão do Brasil ? Globo, SBT, Record, Bandeirantes, Rede TV! e CNT ? controlam, sozinhas ou associadas, 667 veículos no país. São 309 canais de televisão, 308 emissoras de rádio e 50 jornais diários. Direta ou indiretamente, as seis redes operam cerca de 90% das emissoras de TV do país. Às redes de televisão somam-se outros quatro grandes grupos de mídia: Abril, RBS, Folha e Estado. Estas 10 empresas controlam virtualmente tudo o que se vê, se escuta e se lê no país.

A Rede Globo é provavelmente a empresa que mais concentra mídia no país, tendo sob sua tutela direta empresas de TV por assinatura (Globosat, Sky e Net), rádios (CBN, Rádio Globo), jornais (O Globo, Valor Econômico, Extra, Diário de S. Paulo), revista (Época), portal de internet (Globo.com), editora de livros (Editora Globo), gravadora (Som Livre) e produtora de filmes (Globo Filmes). Com suas afiliadas, detém quase 80% da receita publicitária do país. Mais de 40% dos brasileiros vêem a TV Globo todos os dias.

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