Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1059
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

Agência Estado

Por lgarcia em 25/09/2002 na edição 191

ELEIÇÕES 2002

"Correção", copyright Agência Estado (www.agestado.com.br), 20/09/02

"Por erro técnico, a Agência Estado veiculou hoje, às 13h07m, em seu site na Internet, texto relatando uma suposta visita do candidato à Presidência da República José Serra à cidade de Palmas, capital do Estado do Tocantins. A visita, que constava da agenda do candidato, não existiu: foi cancelada à última hora. A repórter enviada ao Tocantins redigira um texto preliminar, com embargo interno, com o propósito de deixar arquivadas no sistema as informações que já colhera no local, enquanto aguardava a chegada do candidato. Após a visita do candidato, que acabou não acontecendo, as imperfeições do texto seriam corrigidas e dariam lugar ao relato fiel dos fatos em versão definitiva.

A Agência Estado se penitencia pelo erro e pede desculpas aos seus leitores
pelas informações equivocadas que foram divulgadas
pelo site estadao.com.br. A Agência Estado informa ainda que
tomou todas as providências cabíveis neste caso e para
evitar que esse tipo de erro se repita."

 

"Serra em Tocantins", copyright R e l a t ó r i o A l f a (www.relatorioalfa.com.br), 23/09/02

"Em um acontecimento lastimável para a Imprensa, a Agência Estado emitiu uma matéria ?informando? sobre a visita do candidato José Serra ao estado de Tocantins no dia 20 de setembro. O problema: Serra não foi ao Tocantins porque o barulho da chuva atrasou a gravação de seu programa eleitoral, prendendo-o em S. Paulo. Mesmo tendo sido cancelada, a viagem foi divulgada como se tivesse acontecido. A matéria assinada por Renata Giraldi e despachada as 13h07, entre outras coisas, afirmava:

?Em clima de vitória, o governador do Tocantins, Siqueira Campos (PFL), reuniu os principais aliados para recepcionar o candidato da Grande Aliança (PSDB/PMDB) à Presidência, José Serra?(…)?numa visita que durou menos de quatro horas, Campos arregimentou 134 dos 139 prefeitos do Estado e os demais candidatos ao governo e ao Senado em torno do tucano para uma carreata e um comício em Palmas?.

O texto do despacho da Agência Estado informava ainda sobre a participação de José Serra em uma carreata ?que passou pelas principais áreas da cidade, pelo bairro de Aureny (um dos mais pobres), e a avenida principal?. O pior foi a frase: ?em frente ao único shopping da capital de Tocantins, ele fez um comício, que segundo cálculos da organização reuniu cerca de 20 mil pessoas?.

A mesma reporter, em despacho feito as 17h40, publicou: ?Serra Cancela Viagem
ao Tocantins?"

 

"Globo no TSE contra Ciro Gomes", copyright Comunique-se (www.comuniquese.com.br), 20/09/02

"A TV Globo decidiu ir ao Tribunal Superior Eleitoral contra Ciro Gomes, candidato à Presidência da República, porque a Frente Trabalhista, que apóia o político, usou imagens de apresentadores da emissora sem autorização da empresa, durante programa eleitoral. ?Isso constitui uso indevido de propriedade intelectual da TV Globo?, diz a emissora, em comunicado. A Globo lembra que isso já havia acontecido, quando a Frente veiculou imagem de entrevista do presidenciável ao telejornal Bom Dia Brasil.

Leia comunicado enviado nesta quinta-feira (19/09) à imprensa:

?A TV Globo entrará amanhã, dia 20 de setembro, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com representação contra a Frente Trabalhista, do candidato Ciro Gomes, por uso não autorizado, no horário eleitoral obrigatório na televisão, de seus telejornais, com imagens, entre outras, de Fátima Bernardes, uma das apresentadoras do Jornal Nacional. Isso constitui uso indevido de propriedade intelecutal da TV Globo. Antes, a emissora já tinha notificado os responsáveis pelo programa televisivo de Ciro Gomes, quando, também sem autorização, utilizaram imagem de entrevista veiculada pelo Bom Dia Brasil. Na ocasião, a Frente Trabalhista, através de seus representantes, comprometeu-se a não mais usar material jornalístico de propriedade da TV Globo, que, agora, se vê obrigada a entrar com ação junto ao TSE. A TV Globo acrescenta que não autoriza nenhuma candidatura a usar suas imagens e que esta decisão foi comunicada, antes do início da campanha, a todos os envolvidos na produção de programas para o horário eleitoral.?"

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem