Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Amor e desesperança

ESTANTE


Vertigem, de José Eduardo Gonçalves, 174 pp., Editora Record, São Paulo, 2003; prefácio de Ignácio de Loyola Brandão; R$ 21


[do release da editora]

Nesta quarta-feira, 12/11, o jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves lança o livro Vertigem, às 19h30 na Livraria Boa Vista, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.007, Jardim Paulistano, em São Paulo.


"Meu animal não se aquieta nunca. Finge ser tolerante, mas é irascível. Detesta a felicidade alheia, a beatitude dos fiéis, a placidez dos casais à beira da inanição. Se enche de tédio ante as catedrais entupidas de credulidade e esperança. Passeia com sua desconfiança zombeteira entre filas de gente com os olhos comovidos. Ele não tem dó de ninguém. É um belo exemplar de facínora. Vaidoso, desfila sua soberba disfarçada de elegância. Meu bicho tem fome. Voraz, se farta em banquetes regados a álcool em doses cavalares, ou se delicia com os restos esmigalhados jogados na sarjeta. Não tem escrúpulos da própria dor. Se corta e machuca em público apenas para ofender os mais delicados. Ele late, grunhe, rosna, chora como se entoasse um canto mântrico e os outros se ofendem, fogem dele como o diabo da cruz. Ele é o diabo e a cruz. O resplendor e a palidez. A carne, os ossos, o buraco reservado à crença. A solidão. O caminho da purgação".


Vertigem é um romance permeado de reflexões sobre o amor, a ausência da fé e a solidão dos indivíduos. "Uma das mais desesperançadas e desesperadas histórias de amor que já li", disse Ignácio de Loyola Brandão, que assina o prefácio.

José Eduardo Gonçalves nasceu em São João del-Rei (MG), em novembro de 1957. Jornalista, foi presidente nacional da Aberje, colaborou com diversas publicações e foi editor da revista de cultura Palavra. É sócio-diretor da Conceito Comunicação, empresa especializada em projetos editoriais e institucionais. Estreou na literatura em 1998, com o livro Cartas do Paraíso (Mazza Edições, BH).