Tuesday, 16 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

André Santoro

E-NOT?CIAS

ASPAS

5 ANOS DE UOL

"UOL: 1 milhão de assinantes", copyright TCInet (www.tcinet.com.br), 26/04/01

"O Universo Online completa no sábado, dia 28, o seu quinto aniversário. E, para comemorar, acaba de divulgar que atingiu a marca de 1 milhão de assinantes. Alguns dos principais executivos da empresa, como Caio Túlio Costa, diretor-geral do UOL Brasil, deverão participar de um encontro com a imprensa marcado para as 11h da manhã de hoje, no escritório do provedor, em São Paulo.

No início de abril, o UOL Inc. anunciou seu balanço financeiro relativo ao ano passado. Em 2000, o portal teve prejuízo de 110 milhões de reais, com receita líquida de 213 milhões. Clique nos links abaixo para conhecer o histórico do portal, conferir a primeira homepage do BOL e acessar as últimas notícias sobre o Universo Online.

Além do Grupo Folha, o UOL tem como sócios principais o Grupo Abril e a PTM.com, que controlam a Idealyze, empresa responsável pelo TCInet."

"Avaliação do UOL remete à realidade do passado", copyright CidadeBiz (www.cidadebiz.com.br), 26/04/01

"Segundo cálculo da Agência Reuters, o provedor UOL está avaliado em 3,3 bilhões de dólares. A informação está sendo divulgada junto à nota sobre o anúncio da marca de 1 milhão de assinantes, feito hoje pela manhã pelo diretor geral Caio Tulio Costa.

É fato que o UOL fortaleceu sua liderança com a incorporação do Zip.Net (e com o aporte de 200 milhões de dólares) em fevereiro, mas a avaliação remete aos tempos pré-queda de Nasdaq. A informação da Reuters informa ainda que permanece nos planos futuros do UOL fazer o IPO – embora esta sigla (que significa oferta pública de ações na bolsa) esteja em total desuso.

Quando o IPO voltar ao vocabulário pontocom, alguns gigantes americanos terão prioridade sobre o provedor brasileiro. Por maior que o UOL seja no mercado interno. Mesmo o argumento de que possui abrangência latino-americana (estando em outros países do continente) não convence muito. Na Argentina, por exemplo, UOL é uma marca bem difundida, embora identificada pelos usuários apenas como servidor de e-mail gratuito."

"UOL 5 anos: Terra à vista", copyright CidadeBiz (www.cidadebiz.com.br), 26/04/01

"O provedor Universo On Line comemora seu quinto aniversário no próximo sábado. Hoje pela manhã, o diretor Caio Tulio Costa anunciou a nova home page do portal e a marca de 1 milhão de assinantes, conquistado no último fim de semana. Líder do mercado no Brasil (em assinantes e audiência), o UOL pretende atingir o break even no final do ano, segundo previsões de seu diretor geral.

Ele falou sobre a nova composição acionária da empresa, que ganhou a participação da Portugal Telecom em fevereiro – quando a Folhapar e a PT (por meio do Zip.Net) injetaram US$ 100 milhões cada no UOL, que incorporou o portal Zip. Segundo Caio Tulio, a Editora Abril não aumentou sua participação, mas a nova divisão acionária só será revelada após reunião dos acionistas, em maio. À época da fusão com o Zip, foi anunciado que a Portugal Telecom passou a deter 17,937% do UOL (com o aporte de US$ 100 milhões e a incorporação de todo o capital social do Zip.Net). Folhapar, com seu novo investimento, teria ficado com 40,425% do capital total da empresa.

Segundo Caio Tulio Costa, o UOL vai ajudar o Zip.Net a chegar ao terceiro lugar no ranking de portais de Internet – usando sua audiência para divulgá-lo (o que já vem ocorrendo). Além disso, em maio, toda a equipe do Zip.Net deve mudar-se de endereço – na verdade, atravessar a avenida Faria Lima, na zona oeste de São Paulo, e ocupar um andar no prédio do UOL.

O Terra, controlado pela Telefônica espanhola, é o segundo maior provedor do país, com 850 mil assinantes, e terceiro maior do mundo (graças à fusão com o Lycos dos EUA). Novo sócio do UOL, a Portugal Telecom revelou esta semana em Lisboa, em assembléia de acionistas, que o investimento no portal brasileiro tem como objetivo intensificar a presença no Brasil e uma futura fusão com outro grande provedor de internet. O Terra é forte candidato."

"UOL comemora 5 anos de vida com desafio de manter-se líder", copyright Valor Econômico, 27/04/01

"Às vésperas de completar cinco anos – o que ocorre oficialmente amanhã -, o Universo Online (UOL) tem muitos motivos para festejar e um grande desafio pela frente. A comemoração ganhou fôlego no sábado passado, quando uma avó de Curitiba (PR) tornou-se o milionésimo assinante do provedor, marca inédita para uma empresa de internet na América Latina. Há outros números animadores: o de visitantes únicos, superior a 10 milhões em janeiro; o de páginas vistas, de 46 milhões por dia; o de contas de e-mail, que ultrapassou 1,5 milhão. Resta o desafio: livrar-se dos prejuízos e fazer a empresa dar lucro nos próximos meses, mantendo a liderança no setor.

Esta é a meta para a operação brasileira até o final do ano. ?Todos vão aplaudir nossos resultados este ano?, diz o diretor geral do UOL Brasil, Caio Túlio Costa. A empresa cresce rapidamente no país. Só no último ano, conquistou 400 mil assinantes. Boa parte disso, gente que não navegava na internet. ?E isso considerando que apenas metade das classes A e B, e 15% da classe C, está conectada à web?, afirma Caio Túlio. ?O potencial continua enorme.?

Isso não quer dizer que a luta será fácil. O UOL enfrenta rivais com caixas reforçados, caso do Terra, controlado pela espanhola Telefónica, e a AOL Latin America, associação da norte-americana AOL Inc. e do grupo venezuelano Cisneros. Foi a concorrência desses e outros rivais, além do fenômeno da internet gratuita, que levou o UOL a investir agressivamente em marketing a partir do segundo semestre de 1999. A liderança foi mantida, mas a empresa deixou de ser lucrativa.

Para voltar ao azul, o UOL corta custos e tenta concentrar-se em seu negócio central. O que a levou a vender sua empresa de infra-estrutura, a AcessoNet, para a Embratel em dezembro do ano passado, por US$ 100 milhões. O cofre voltou a ser reforçado, em fevereiro deste ano, quando a Portugal Telecom anunciou sua entrada na empresa, controlada pelos grupos Folha e Abril, o que incluiu a transferência para o UOL dos ativos do portal Zip.Net, da companhia portuguesa.

Este é um capítulo que ainda não acabou. Na próxima semana, o negócio será submetido à assembléia de acionistas do UOL. O memorando de intenções original previa uma operação de aumento de capital. A Folhapar, holding do grupo Folha, entraria com US$ 100 milhões. A Portugal Telecom com mais US$ 100 milhões e o Zip.Net. Os demais sócios poderiam aumentar ou não sua participação.

A proposta que será avaliada na próxima semana prevê a entrada dos mesmos US$ 200 milhões, mas é diferente. Além dos US$ 100 milhões acertados anteriormente, cabera à Portugal Telecom fazer um empréstimo de mais US$ 100 milhões, conversível em ações. ?A operação de aumento de capital foi cancelada, mas não podemos revelar detalhes até a conclusão do negócio?, diz o diretor de relações com investidores, Ricardo Florence. ?Só posso adiantar que a Folha continua majoritária nas ações ordinárias com direito a voto.? Antes da proposta, a Folha detinha 70% das ações e a Abril, 30%.

No dia-a-dia, o UOL prepara a transferência da equipe do Zip.Net para seu prédio, até o final do mês. Enquanto isso, comemora. Desde ontem, está de cara nova. Uma campanha publicitária de aniversário também foi disparada em jornais e revistas. E existe uma surpresa cinematográfica. Estreou, ontem, nos EUA, o filme ?Driven?, da Warner. Na tela, Sylvester Stallone compete como piloto de automóveis. Adivinhe qual o logotipo estampado no capacete?"

5 ANOS DE ISTOÉ ONLINE

"Quinquênio: IstoÉ foi a primeira revista semanal online", copyright IstoÉ, ed. 1648

"Numa retrospectiva da cobertura da imprensa à crise disparada pela violação dos votos no Senado, o ombudsman da Folha de S.Paulo, Bernardo Ajzenberg, citou o site de ISTOÉ como autor do ?pontapé inicial? no caso. ISTOÉ Online revelara, há exatos dois meses, o conteúdo da conversa entre ACM e três procuradores federais. Em cinco anos de vida no ciberespaço, a audiência da primeira revista semanal brasileira na internet multiplicou-se 38 vezes. ?Nosso trabalho é potencializar a investigação dos jornalistas da revista, levando a público suas descobertas tão logo elas são feitas?, diz o diretor de conteúdo Peter Moon.

O site (www.istoe.com.br) estreou na noite de 24 de abril de 1996. No Brasil, o boom da internet ocorreu em 1997, quando havia 2,7 milhões de usuários. Hoje, eles somam 4,9 milhões e, em 2003, estima-se, serão nove milhões. ISTOÉ Online acompanhou a evolução tecnológica da rede. Além de texto e fotos das reportagens, o site exibe trechos de filmes, músicas ou entrevistas e promove bate-papos com personalidades. Segundo o Instituto Verificador de Circulação (IVC), 14.400 pessoas, em média, entram no site todos os dias, o que significa 124 mil páginas visitadas. ISTOÉ Online é o quarto maior site de revistas do País."

1 ANO DE no.

"Assuntos tratados sem ponto final", copyright Jornal do Brasil, 27/04/01

"Ignorando as teorias catastróficas sobre o futuro da internet e os índices instáveis da Nasdaq, nascia há um ano o no., um endereço eletrônico que adotou como alicerce a dobradinha notícia- opinião. Apostando num formato que transita entre a revista e o jornal – com criteriosa seleção de assuntos e atualização permanente de informações – o no. vem experimentando há 366 dias uma nova maneira de fazer jornalismo. ?Acredito que esta experiência mude, sobretudo, o próprio jornalista?, avalia Marcos Sá Corrêa, editor do site, que reúne na sua equipe nomes como Ancelmo Gois, Villas-Bôas Corrêa, Walter Fontoura, Tutty Vasques, Angélica Santa Cruz e Arthur Dapieve, e que ostenta uma lista de colaboradores muito variada. Rita Lee, João Moreira Salles, Drauzio Varella, Aldir Blanc, Heloísa Buarque de Hollanda, Sérgio Bermudes e João Gordo são alguns deles.

O cardápio oferecido pelo site é diverso: colunas, seções de economia, tecnologia, ciência, humor e cultura, reportagens, textos acadêmicos, entre outros pratos. Mas o no. não se propõe a dar conta da multiplicidade das informações circulantes. ?Neste meio inflacionado que é a internet, onde existe tanto lixo de informação, trabalhamos como uma peneira. Escrevemos sobre aquilo que achamos realmente interessante?, sublinha Paulo Roberto Pires, responsável por Babel, espécie de revista dentro da revista. ?Na internet podemos ser menos generalistas pois falamos diretamente para um público específico. Também não temos compromisso com a agenda e não precisamos nos preocupar em encher papel. Na internet, em geral, tem-se mais liberdade?, avalia.

A liberdade citada por Paulo Roberto se apresenta, a priori, com a quebra de compromisso com os dois pontos que até então permeavam todo o fazer jornalístico: o tempo e o espaço. ?Durante este período estamos descobrindo, por exemplo, que o tamanho da matéria não tem a mínima importância e damos aos assuntos a dimensão que achamos que eles merecem?, afirma Marcos Sá Corrêa. ?Na internet, reportagem nunca fica pronta, texto tem o tamanho necessário para chegar ao ponto final, erro não espera pelo conserto na próxima edição e todo jornalista acha que está começando agora?, resume o editor em um artigo comemorativo a esse primeiro aniversário. Ultrapassando um patamar mensal de 1,3 milhão de acessos, o no., financiado pelo Opportunity, GP Investimentos e pela La Fonte, ainda vive incertezas. ?A internet é uma novidade. Ainda não existe uma certeza do que pode ou não dar certo neste meio, nem existem negócios consolidados?, afirma Manoel Francisco Brito, diretor do endereço, que vem atuando também como agência de notícias, atividade que representa atualmente a maior fonte de receita do negócio. ?Também planejamos migrar para outras plataformas. Já temos propostas para montar um programa de TV, e pensamos ainda em uma incursão no rádio?, conta Manoel, que analisa positivamente esse primeiro ano de atividade do no. ?Este tempo comprovou que nomes importantes são capazes de atrair tráfego na rede. Conseguimos fazer coisas diferentes em termos jornalísticos. Na internet ninguém faz nada igual ao no.?, garante.

Comemorações à parte, a equipe do no. precisa conviver com um desafio diário ?que é o de continuar se reinventando. O perecimento na rede é muito maior que no papel, por isso temos que investir sempre em novas fórmulas?, acentua Paulo Roberto Pires. ?As mudanças continuam, mas o no. sempre seguirá um perfil básico: o de ser único. Ele não tenta substituir nenhuma publicação existente, apenas acrescentar. E para isso precisamos fazer permanentes ajustes, pois o próprio meio exige isso?, finaliza Marcos Sá Corrêa, com disposição para ser mutante como a própria tecnologia."

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