Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1055
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

Ariana Eunjung Cha

Por lgarcia em 18/04/2001 na edição 117

E-NOT?CIAS

EUA vs. CHINA

"Hackers chineses ?vingam? morte do piloto com invasões na Internet, copyright O Estado de S. Paulo / The Washington Post, 14/4/01

"O impasse diplomático criado pela colisão de um avião de reconhecimento americano com um caça chinês pode ter acabado, mas os ressentimentos ainda perduram no ciberespaço.

Em chats e e-mails, comentaristas chineses enfurecidos pedem vingança pela morte do piloto Wang Wei. Eles incentivam os chineses a pegar no teclado e atacar sites dos Estados Unidos na web.

?Retaliem os Estados Unidos!!!?, ordena uma mensagem. ?Por nosso piloto Wang!!! Por nossa China!!!? Desde o acidente de 1? de abril, hackers invadiram nada menos de nove sites do governo e de empresas americanas.

A maioria dos ataques limitou-se a simples vandalismo, como quando uma página oficial do governo foi substituída por uma mensagem política. Dois sites da Marinha, que não são militarmente essenciais, foram alvo dos ataques, mas apenas um foi desfigurado. Uma porta-voz da Marinha disse não poder afirmar com certeza que os invasores estavam na China, mas acha que os ataques ?pareciam? vir de lá.

Usuários de computador que, na quinta-feira, tentaram acessar um foro para artistas e escritores no Condado de Marin, Califórnia, no endereço www.iplexmarin.com., em vez disso encontraram uma bandeira vermelha chinesa gigante, mensagens ameaçadoras e áudio do hino nacional chinês.

?Isto se está transformando em um cibermáfia?, disse Michael Assante, consultor de segurança que trabalha para a Vigilinx Inc. e ex-funcionário graduado do serviço de informações do governo dos Estados Unidos.

?Realmente, a China oferece uma grande ameaça, pois os chineses são muito nacionalistas e têm muita tecnologia.?

Assante e outros especialistas em computação disseram que as administradoras de sites na web dos EUA devem considerar os últimos ataques chineses como uma advertência para a inadequação de suas defesas eletrônicas. Na semana passada, um comitê da Câmara emitiu um relatório dizendo que, no ano passado, esses hackers – que são de muitas nacionalidades – tinham conseguido o controle de, no mínimo, 150 sistemas de computação do governo americano.

Os especialistas dizem que o recente ataque de pirataria na web aparentemente inspirado pela colisão não é inédito. Hackers chineses vêm forçando seu caminho através do mundo virtual desde 1998, desfigurando sites na web e soltando vírus em sistemas de computação, dizem especialistas. Eles são diferentes dos hackers de regiões com problemas ecônomicos, como as antigas repúblicas soviéticas ou as Filipinas, porque não se motivam por dinheiro. Para os chineses, a motivação quase sempre é política."

Volta ao índice

e-Notícias ? próximo texto

e-Notícias ? texto anterior

Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem