Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

PRIMEIRAS EDIçõES > ESPANHA

Artistas vs. reality show

Por lgarcia em 08/01/2003 na edição 206

ESPANHA

Mais de 100 músicos e críticos musicais espanhóis assinaram manifesto contra o programa Operación Triunfo da emissora estatal de TV RTVE. A atração é um reality show que revela novos cantores ? semelhante ao Fama da TV Globo ? e passa seis vezes por semana no horário nobre, roubando horários de outros programas musicais. Recentemente, quatro dos 10 álbuns mais vendidos na Espanha eram de artistas revelados por Operación Triunfo.

“Se isto continuar por mais um ano, podemos dizer adeus a qualquer música que não seja do programa, e isto parece aterrorizante para nós” comenta Ricardo Aguilera, jornalista musical que escreve no diário El Mundo e na revista Rolling Stone. “Não queremos acabar com o programa, mas queremos ver música de verdade na televisão pública”. “Estão corrompendo a mágica da música para fazer um monte de dinheiro, sem mostrar do que realmente se trata a música”, ataca Dani, vocalista da banda El Canto del Loco. Operación Triunfo rendeu US$ 2,6 milhões à depauperada RTVE com ligações tarifadas de telespectadores que escolhiam seus cantores prediletos. A emissora respondeu ao protesto afirmando que exibiu mais de 500 horas de outros programas musicais, segundo The New York Times [25/12/02].

Os artistas contrários à Operación Triunfo fizeram show gratuito em Madri para chamar atenção para sua causa. Nomes mais famosos, no entanto, não subiram ao palco. “Um grande número de pessoas disse que concorda conosco. Mas jamais admitirão isso em público porque a RTVE tem enorme poder”, lamenta Aguilera.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem