Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

As vestais se escandalizam

FÓRMULA 1

Clauze Ronalde de Abreu

Sobre a cobertura midiática da derrota "forçada" de Barrichello na Áustria: análises concretas do evento (políticas, sociais e econômicas)? Nenhuma. Exibições narcísicas de falso moralismo? Abundantes. Armando Nogueira, no Jornal do Brasil, o mesmo Armando Nogueira que dirigiu o Jornal Nacional da TV Globo e que jamais disse uma palavra sequer, na época, em defesa da sacralidade do jornalismo, lamenta, escandalizado como uma vestal, as ofensas de Barrichello e da Ferrari à sacralidade do esporte.

A palavra vergonha esteve presente, para qualificar o acontecido, em quase todas as primeiras p&aacaacute;ginas dos jornais, quando não, como no JB e em alguns outros, nas próprias manchetes. A indignação de um presidente que despudoradamente comprou com o dinheiro do povo seu segundo mandato é veiculada sem considerações críticas de qualquer natureza.

Em suma, tivemos a nítida impressão de que, vivendo todos nós no Éden de decência e desinteresse do capitalismo democrático-liberal, a convivência com Rubinhos e Ferraris que não mais aspirem tão-somente à gloriosa e singela coroa de louros que contentava os vencedores dos Jogos Olímpicos na antiga Grécia tornou-se insuportável, e é preciso expulsá-los imediatamente do Paraíso.