Terça-feira, 23 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

"Assassinada por hemorragia"

Por lgarcia em 05/08/2003 na edição 236

VIOLÊNCIA CONTRA JORNALISTAS

Depois de dizer que a fotojornalista canadense e iraniana Zahra Kazemi foi espancada até a morte, no dia 10/7, Mohammad Ali Abtahi, vice-presidente do Irã, disse que ela provavelmente foi "assassinada em decorrência de uma hemorragia".

A declaração soma dados ao que fora dito anteriormente a respeito da prisão de Zahra, em Teerã, no dia 23/6, após fotografar manifestantes estudantis que, em frente a uma casa de detenção, exigiam a soltura de presos políticos.

Recentemente, o jornal iraniano Yas-e No noticiou que a mãe de Zahra, Ezzet Kazemi, fora forçada, a contragosto, a concordar com o enterro da filha em solo iraniano. Segundo Ezzet, as autoridades iranianas queriam se livrar do corpo o mais rápido possível. Informações da BBC [30/7/03].

O Ministério da Informação saudita proibiu o colunista Hussein Shoboksi de escrever no diário Okaz. O motivo da ordem não foi explicado, mas o jornalista supõe que seja um texto publicado recentemente em que ele descreve como vê a Arábia Saudita no futuro; um país democrático, com eleições, onde até as mulheres poderiam dirigir automóveis.

A coluna gerou polêmica. Muitos leitores se identificaram com os desejos de Shoboksi. Outros, no entanto, reagiram irados, chegando a ameaçá-lo de morte.

O Comitê para Proteção de Jornalistas [30/7/03] aponta que não é a primeira vez que o governo saudita castiga o jornalismo crítico. Em maio, o editor do Al Watan, Jamal Khashoggi, foi obrigado a deixar seu cargo por causa de um editorial em que criticava militantes islâmicos pouco depois dos atentados suicidas que mataram mais de 20 pessoas na capital Riad.

Todos os comentários

Siga o Observatório da Imprensa
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados. | Política de Privacidade | Termos de Uso
x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem