Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

"Band estréia programas ?trash? em 4 de junho", copyright Folha de S. Paulo, 4/05/01

QUALIDADE NA TV

ASPAS

MERCADO
Daniel Castro

"Band estréia programas ?trash? em 4 de junho", copyright Folha de S. Paulo, 4/05/01

"Parte da nova programação da TV Bandeirantes, emissora que terá um perfil mais popular, deve estrear no próximo dia 4 de junho. Nessa data, deverão entrar no ar os programas de Leão Lobo e Márcia Goldschmidt, recém-contratados pela emissora.

A programação, a rigor, começa a mudar a partir de hoje, com a extinção do ?Território? e a transferência de Sabrina Parlatore para o ?Superpositivo?.

No segundo semestre, entram no ar o novo programa de Silvia Poppovic, às 18h, e um de auditório, às 22h.

Em 4 de junho sairão do ar os programas ?Olga Bongiovanni?, ?Fino Trato?, ?Mulher de Verdade? e ?Silvia Poppovic?.

Olga Bongiovanni passará a apresentar o ?Dia Dia?, que irá ao ar das 8h às 12h, condensando toda a programação matinal atual.

Às 12h, a Band volta a exibir um programa esportivo, o ?Esporte Total?. Das 13h às 17h, entrará o programa a ser comandado por Leão Lobo, Astrid Fontenelle e Aparecida Liberato.

Márcia Goldschmidt, que está em Paris conhecendo um programa da linha ?telebarraco?, entrará às 17h. A atração terá dramas pessoais, assuntos de comportamento e defesa do consumidor."

***

"Cai o número de TVs ligadas em São Paulo", copyright Folha de S. Paulo, 4/05/01

"Aparentemente, não tem nada a ver com economia de energia elétrica. O fato é que o número médio de televisores ligados na Grande São Paulo, das 18h às 24h, caiu seis pontos percentuais nos primeiros quatro meses deste ano em relação ao mesmo período de 2000.

No primeiro quadrimestre do ano passado, foi de 68% o índice de televisores ligados no horário. Em 2001, foi de 62%.

Surpreendentemente, apesar da queda, as principais emissoras de TV mantiveram suas médias de audiência. A Globo continua com os mesmos 32 pontos de média do período no ano passado, e o SBT, com os mesmos 14 pontos. A Band e a Record perderam um ponto cada. A Rede TV! ganhou um. A soma dos pontos das emissoras nunca dá exatamente o índice de televisores ligados.

A explicação para a queda nos televisores ligados conjugada com a manutenção das médias das TVs, segundo profissionais ouvidos pela Folha, estaria no fato de as pessoas estarem vendo menos videocassete ou DVD e jogando menos videogame. A justificativa mais razoável, no entanto, seria o suposto aperfeiçoamento na apuração dos dados de audiência pelo Ibope.

Um detalhe importante: a Globo, que vinha aumentando sua audiência média no horário nobre, parou de crescer neste ano. O principal motivo seria a baixa audiência de ?Os Maias?."

Cristian Klein

"?Domingão? tenta sobreviver", copyright Folha de S. Paulo, 6/05/01

"O ?Domingão do Faustão? está tentando de tudo para não naufragar. O programa da Globo vem perdendo há um ano no Ibope para o ?Domingo Legal?, do SBT, mesmo que por pouca diferença, e agora tenta ao menos disputar de igual para igual com o concorrente. No último domingo, a vitória de Gugu sobre Faustão na Grande São Paulo foi de 29 pontos a 20.

Entre os esforços para levantar a audiência está a criação de novos quadros e uma transferência provisória do Rio para São Paulo. O quadro ?As Feras? já começou a sair do papel. A atração é inspirada no filme ?As Panteras? e deve ser estrelada por três jovens envolvidas com reportagens de ação.

Outro projeto é o ?Bauzão do Faustão?, que pretende apresentar imagens de arquivo de Fausto Silva dos tempos em que ele fazia o ?Perdidos na Noite?, primeiro na Record e depois na Bandeirantes.

A transferência do Rio para São Paulo pretende recuperar a audiência na região metropolitana, que serve de referência para o mercado publicitário. A direção da Globo afirma que Gugu só ganha na Grande São Paulo, perdendo no resto do Brasil, onde não há medição eletrônica.

Faustão, aproveitando a experiência de repórter esportivo do início de carreira, participará da transmissão das finais do Campeonato Paulista de futebol, às 16h, emendando com o seu programa, às 18h.

Tantas alterações têm mexido com os ânimos da produção do programa. Fausto Silva anda irritado com o clima de instabilidade. As sucessivas derrotas insuflam os rumores sobre sua saída da emissora. No mês passado, o apresentador jantou com diretores da Record, onde poderia comandar um ?talk show?. A Bandeirantes também tem interesse. O apresentador, no entanto, tem contrato com a Globo até 2003.

Com o clima tenso no ?Domingão?, há meses não é permitido o acesso de repórteres e fotógrafos de outros órgãos de imprensa aos estúdios.

O diretor-geral Detto Costa, 56, apenas duas semanas após assumir o comando da atração, sofreu uma isquemia no miocárdio, no último dia 18. Segundo sua mulher, Sylvia Costa, a causa foi o estresse. Depois de deixar o hospital, ele pediu para sair do programa.

A Central Globo de Jornalismo é, desde 1? de abril, também responsável pelo ?Domingão?. A idéia era conseguir mais agilidade, atualizando o público em relação às notícias do domingo, experiência que deu certo no ?Domingo Legal?.

O repórter Brito Jr. passou a dividir o palco com Fausto Silva. Na geografia dos egos, a mudança causou mal-estar e o jornalista foi transferido para um balcão suspenso no canto do palco.

O troca-troca é constante desde que a atração começou a perder a liderança. Ela já teve quase cinco horas e hoje está reduzida para duas horas e meia. Em outubro passado, durante a gestão do diretor Luiz Gleiser, passou a ser gravada. Não deu certo e voltou a ser ao vivo.

Vários quadros entraram e saíram, como ?Sufoco? e ?Calor?, uma espécie de ?Olimpíadas do Faustão? reeditada.

Não são poucas as explicações para o declínio de um programa que foi líder nas tardes de domingo por quase dez anos. Entre elas, está a descaracterização de seu formato. O ?Domingão? teria ficado parecido demais com o programa de Gugu. Entre a cópia e o original, o público estaria optando pelo original.

Há também ?justificativas históricas?, como a exibição, em 97, do jovem apelidado de Latininho, portador de uma doença rara, e do quadro do sushi erótico, em que atores degustavam comida japonesa sobre o corpo de uma mulher nua. Considerados apelativos, foram rechaçados pela imprensa e pelo público."

Keila Jimenez

"Globo faz mudança radical no domingo", copyright O Estado de S. Paulo, 4/05/01

"Mudança radical na programação da Globo aos domingos. Após as sucessivas derrotas de Fausto Silva para a concorrência e o desempenho abaixo das expectativas de outras atrações dominicais, a emissora resolveu mexer em sua grade. Em junho, após as finais dos campeonatos regionais de futebol, a emissora altera o horário de atrações como Sociedade Anônima, de Cazé, Megatom e o Domingão do Faustão.

A mudança mais significativa em estudo é a de Cazé. Em junho, ele deve sair da madrugada e entrar na programação vespertina de domingo. No horário atual, Cazé sofre rejeição de afiliadas da Globo.

Nos bastidores da emissora, alguns artistas já foram avisados dessas mudanças. Tom Cavalcante, por exemplo, deve ter sua atração reformulada e pode até sair da grade de domingo, indo para outro dia da semana, à noite.

O maior problema da emissora, no entanto, é mesmo o Domingão do Faustão. Apesar das consecutivas mudanças, Faustão não consegue aumentar sua audiência, perdendo consecutivamente para o Domingo Legal, do SBT.

Por conta disso, há divisão de opinões dentro do Departamento Comercial da Globo, que não define se atração deve ou não sair do ar. De um lado, há executivos que acreditam que Faustão é rei no faturamento, e deve ser mantido na programação há qualquer custo. De outro, há quem diga que qualquer outra atração no horário teria o mesmo resultado financeiro, pois a Globo sempre atrai grandes anunciantes aos domingos."

Volta ao índice

Qualidade na TV ? próximo texto

Qualidade na TV ? texto anterior

Mande-nos seu comentário