Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Biografia de D. Paulo

 

Estamos lançando Dom Paulo Evaristo Arns, um homem amado e perseguido (Ed. Vozes), biografia do cardeal que aborda pontos nebulosos e polêmicos da história da Igreja e da política no Brasil, entre os quais a correspondência trocada entre Dom Paulo e o líder cubano Fidel Castro; o desentendimento com o então ministro da Educação Jarbas Passarinho, em 1973, na ocasião da morte do estudante Alexandre Vannucchi Leme sob tortura; a ligação de Dom Paulo com protestantes e judeus (e a dificuldade em convencer os judeus a celebrarem o culto ecumênico em memória do jornalista Vladimir Herzog, morto brutalmente pelo regime militar); e a ligação do cardeal com as principais autoridades políticas brasileiras e estrangeiras, como Fernando Henrique Cardoso e Mário Covas.

Evanize Sydow e Marilda Ferri

Caros amigos, nas vésperas de mudança de Calendário, reafirmamos:

? Não, à prosa de notário!

? Não, aos chatos de galocha !

Clicando sobre Vidas Lusófonas podem ver que reina aqui

a intriga romanesca,

a história curta apontada

ao coração de cada instante.

Neste sítio tudo está a acontecer,

cada vida / cada conto…

Estamos prestes a alcançar

o patamar do III Milénio.

Para a Grande Festa convidem uma, duas, três ou mais figuras do nosso passado comum. Cliquem sobre os nomes dos convidados e eles voarão para vossa casa, companhia fascinante…

Ao aproximar-se a meia noite do dia 31, para chamar e festejar o novo ano que desejais (que desejamos…), levantarão as suas taças os ?carolas? de Vidas Lusófonas <www.vidaslusofonas.pt>.

Correia da Silva

É com prazer e alívio que comunico a leitores, amigos e similares que saiu o livro A Onda Maldita – Como Nasceu e Quem Assassinou a Fluminense FM, de minha autoria. O livro saiu da gráfica Primyl, do nosso querido Pedro Garcia, esta semana, provando que Niterói está dando um banho, também, em alta tecnologia de indústria gráfica. Não é por ser meu, mas o livro está lindo. E não é somente a segunda edição de A Onda Maldita, lançado em 1992 pela Editora Arte & Cultura. Dei tudo de mim ao reescrever todos os capítulos com notas críticas atualizadas e fecho a história com um longo ensaio técnico e evidentemente emocional falando sobre o assassinato da rádio. Por isso não é apenas uma nova edição, mas chamar de livro inédito seria embuste. São 365 páginas, mais de 40 fotos inéditas e capa que reproduz mais uma obra genial do também genial Cláudio Valério Teixeira. O projeto gráfico é do webmaster Nilson Ricardo.

Conseguimos colocar o livro no mercado a R$ 19,90 com venda direta pela Internet (site seguro) e entrega em casa, sem custo adicional. Para comprar, acesse www.aondamaldita.com.br, ou envie e-mail para <livro@aondamaldita.com.br> ou ainda telefone para (02121) 722-4847 ? 24 horas.

Luiz Antônio Mello

Uma mensagem de final de ano provocativa, para entrarmos no ano 2000 mais antenados. Já temos em funcionamento algumas redes sobre meio ambiente, um espaço na Internet para que os interessados possam trocar idéias, comentários, estratégias, denúncias etc.

Para criar uma Rede Ambiente no seu estado é muito fácil, basta saber inglês e entrar no site <www.egroups.com> e registrar sua rede. É tudo gratuito.

Já está funcionando a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, iniciativa do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul e do Agir Azul na Rede. A lista está aberta para qualquer jornalista interessado na área ambiental. Para se cadastrar, basta enviar pedido por e-mail a Roberto Villar <rvillar@voyager.com.br> ou João Batista Santafé Aguiar <agirazul@pobox.com>. Pedimos que enviem também uma breve descrição do seu trabalho, para que os integrantes da rede possam conhecer quem está chegando.

Para mandar mensagem a todos os integrantes da rede, bastar mandar e-mail para jornambiente@agirazul.com.br. Os objetivos da lista são: 1) Discutir os assuntos específicos do jornalismo ambiental no Brasil; 2) Integrar os jornalistas que cobrem meio ambiente nas mais diversas regiões do país; 3) Divulgar sugestões de pauta, cursos, encontros e prêmios de jornalismo ambiental; 4) Possibilitar a troca de informações especializadas, como fontes e novos estudos.

Para conhecer outras redes ambientais visite <www.jornal-do-meio-ambiente-com.br>.

Vilmar Berna, Prêmio Global 500 da ONU Para o Meio Ambiente, editor do Jornal do Meio Ambiente, presidente da Coopernatureza, coordenador da Ecomídia.

Brasil, 500 anos de resistência indígena, negra e popular é o calendário que a Portfolium está lançando, reunindo os principais acontecimentos populares da nossa história. Segundo o coordenador do projeto, o fotógrafo Antonio Olavo, “o objetivo deste calendário de parede é oferecer subsídios para reflexões e debates sobre a importância da memória popular do Brasil, “Outros 500″ em contraponto às comemorações oficiais”.

Fruto de 2 anos de pesquisa, o Calendário descreve 125 lutas populares da história do Brasil, como: Palmares, Revolta dos Búzios, Independência da Bahia, Confederação do Equador, Guerra dos Farrapos, Cabanagem, Balaiada, Revolução Praieira, Canudos, Revolta da Chibata, Anistia, Greves do ABC, Campanha das Diretas Já etc.

Este projeto busca contribuir para desmistificar o mito de que O Brasil é um país sem memória. O Brasil tem memória sim, mas somente a memória das elites é valorizada.

Preço unitário: R$ 15 (mais transporte)

Portfolium Editora, Rua Almeida Sande, 25A, Salvador, Bahia 40070-370

Tel: (71) 328-4242; e-mail <portfolium@portfolium.com.br>

Brasil Outros 500


Início do Caderno do Leitor

Use o e-mail para nos mandar sua contribuição

Para garantir a publicação de sua correspondência, use correio eletrônico. Críticas e denúncias contra veículos de comunicação citados nominalmente serão submetidas aos mesmos, para que tenham oportunidade de resposta simultânea à publicação da crítica ou denúncia.