Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

PRIMEIRAS EDIçõES > MOBLOGS

Blog-jornalismo via celular

Por lgarcia em 05/08/2003 na edição 236

MOBLOGS

Paul Eng, do ABC News [29/7/03], chama atenção para o que pode se tornar uma nova modalidade de jornalismo: os “moblogs”. Fusão de mobile (telefone celular) com weblog (diário de internet), essa nova modalidade de publicação de informações está se tornando comum entre jovens do Oriente e da Europa. Munidos de celulares com câmeras fotográficas ou equipamentos equivalentes, publicam seus blogs de qualquer lugar a qualquer hora. Instantaneamente, imagem e texto são carregados para a rede.

Os moblogs começam a ter certa repercussão. Em Cingapura, por exemplo, um estudante publicou em tempo real a fotografia de um professor rasgando o trabalho de outro aluno, que considerou ruim, na frente de toda a classe. O fato gerou discussão sobre o tratamento que os mestres têm dado aos jovens e é possível que o uso de celulares fotográficos seja proibido em sala de aula.

No Japão, bancas e livrarias orientam seus vendedores a não permitirem o “roubo digital”; jovens fotografam as matérias por que têm interesse e deixam de comprar as revistas. Nos EUA, em tribunais e empresas, se discute, por problemas de privacidade e espionagem corporativa, a proibição das engenhocas fotográficas móveis. Em <geeinbaghdad.fotopages.com> há um moblog publicado supostamente de Bagdá, com diversas imagens atualizadas da capital iraquiana.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem