Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > ELEIÇÕES NOS EUA

Bush é comparado a Hitler

Por lgarcia em 13/01/2004 na edição 259

ELEIÇÕES NOS EUA

O grupo esquerdista americano MoveOn.Org já começou sua contra-campanha eleitoral para a disputa presidencial em 2004. Ao patrocinar um concurso, "Bush em 30 segundos", convidou as pessoas a enviarem anúncios de TV sobre o presidente Bush, sendo que o melhor seria determinado por votação dos próprios internautas. Duas das mais de 1.500 contribuições enfureceram os republicanos e grupos judeus ao compararem Bush, em seu perfil e política, a Hitler.

"Esse é o pior e mais vil tipo de discurso político de ódio", disse Ed Gillespie, presidente do Comitê Nacional Republicano, que pediu aos nove pré-candidatos democratas à presidência dos EUA para repudiarem os anúncios também. Um deles mostrava Hitler se transformando em Bush. O outro dizia: "o que eram crimes de guerra em 1945 são política internacional em 2003". Ambos também geraram críticas de grupos judeus como a Liga Antidifamação e o Centro Simon Wiesenthal.

Segundo Michael Janofsky [The New York Times, 6/1/04], MoveOn.org disse no dia 5/1 que mais de 100 mil visitantes do sítio haviam selecionado 15 finalistas, nenhum deles relacionados a Hitler. Uma equipe de celebridades e analistas políticos devem escolher o vencedor, que será televisionado.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem