Terça-feira, 16 de Julho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1046
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

Campo Grande vira Cuiabá

Por lgarcia em 06/02/2002 na edição 158

GEOGRAFIA GLOBAL

Ariosto Mesquita (*)

A Rede Globo cometeu mais uma gafe envolvendo o nome de Mato Grosso do Sul, mostrando total desconhecimento ou pecando por não checar a informação correta. Em nota no jornal Hoje, sobre seqüestro-relâmpago ocorrido quarta-feira (30/1), na capital sul-mato-grossense, o apresentador Carlos Nascimento informou equivocadamente que a ação dos criminosos teria acontecido em Cuiabá, em Mato Grosso, tendo sido vítima ? segundo a Globo ? a mulher do presidente do Tribunal de Contas deste estado.

Cerca de cinco minutos depois Nascimento corrigiu a nota, limitando-se a informar que o fato havia ocorrido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Como o noticiário é em nível nacional, pelo menos durante cinco minutos a população de Cuiabá, amigos do presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso e parentes da família em todo o Brasil viveram provavelmente momentos de angústia, até serem esclarecidos de que se tratava de um equívoco do Jornalismo da Rede Globo, e que o fato havia ocorrido no estado vizinho.

Independente de iniciativas dos poderes públicos dos dois estados, é hora de as sociedades sul-mato-grossense e mato-grossense buscarem uma solução de consenso antes que outros equívocos possam trazer conseqüências sérias a algum indivíduo, família ou grupo social. Se mudar o nome de um dos estados é a solução, então, por que não?

Mas conhecer um pouco da geografia de nosso país é o mínimo que um jornalista pode fazer. Um exemplo desta carência aconteceu no ano passado, durante visita do presidente Fernando Henrique Cardoso a Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Uma repórter da Globo News sapecou: "O presidente está em Corumbá, no Paraná."

(*) Jornalista, Campo Grande (MS)

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem