Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1034
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

Candidatos testam conhecimento

Por lgarcia em 20/08/2000 na edição 96

Rosemary Bars Mendez (*)

Pela primeira vez na história política nacional, candidatos à Câmara de Vereadores estão se propondo a participar de um Teste de Conhecimento. O projeto nasceu no Jornal de Piracicaba e foi amplamente discutido com todos as executivas municipais de Piracicaba (SP), desde maio – antes de os partidos concluírem os nomes dos candidatos ao Legislativo.

O teste acontece domingo, dia 20, das 14h às 17h, no campus Centro da Unimep. Os partidos estarão participando com a indicação de 21 fiscais, cadastrados pelo Jornal de Piracicaba, que acompanharão a aplicação do teste aos candidatos.

A iniciativa teve como base a falta de instrumentos para que a população possa avaliar o perfil político de cada postulante à condição de legislador. Até então, os candidatos faziam apenas campanhas nas ruas da cidade, com vários tipos de promessas, sem nunca terem sido questionados pela imprensa ou pela comunidade sobre suas intenções políticas.

Um fator que sempre inibiu a cobertura da campanha dos vereadores, em moldes parecidos com a realizada para os candidatos à prefeitura, é a quantidade de postulantes que circulam pela cidade durante os três meses de campanha eleitoral. Em Piracicaba, os 19 partidos políticos poderiam lançar até 608 nomes para a Câmara, o que inviabilizaria um trabalho mais qualitativo.

Quando a proposta do Teste de Conhecimento foi apresentada às executivas municipais houve uma resistência inicial, que aos poucos foi sendo diluída, e chegou-se a um acordo prévio: a participação seria voluntária, mas o Jornal de Piracicaba publicaria quem não participasse; o teste teria perguntas objetivas, com respostas de múltipla escolha, sobre a função do vereador, o relacionamento entre os poderes Executivo e Legislativo e sobre a cidade.

Um ponto que causou muita polêmica foi a divulgação dos resultados. Como não existe permissão legal para aprovar ou reprovar nenhum candidato, o JP acertou com os partidos que divulgará todas as respostas dadas pelos candidatos, assim como o conteúdo do teste aplicado. Desta forma, a comunidade poderá ver a pergunta feita e confrontar com a resposta dada, fazendo seu próprio julgamento sobre o desempenho do candidato.

Com o Teste de Conhecimento aceito pelos partidos, suas executivas municipais acabaram fazendo uma pré-seleção dos candidatos e oficializaram na Justiça Eleitoral os nomes de 364 postulantes ao mandato de legislador.

O teste foi elaborado a partir de sugestões dadas pela população, por partidos políticos e entidades locais, através de e-mail, pela Central de Atendimento ao Leitor e preenchendo cupons que foram publicados em várias edições. As perguntas foram selecionadas por uma equipe de professores da ESALQ/USP, Universidade Metodista de Piracicaba e Faculdade de Odontologia de Piracicaba/Unicamp.

Com este projeto, o Jornal de Piracicaba se transforma num elo de debate com a comunidade sobre quem são os postulantes a uma vaga na Câmara de Vereadores.

(*) Chefe de redação do Jornal de Piracicaba e professora de Teoria de Jornalismo em Limeira

Volta ao índice

Diretório Acadêmico – texto anterior

 

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem