Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Cardeal critica manchete sobre o Vaticano

CASAMENTO GAY

O cardeal Francis George denunciou, no dia 3/8, uma manchete publicada em 1o/8 na capa do Chicago Sun-Times, sobre a oposição do Vaticano a casamento entre indivíduos do mesmo sexo, chamando-a de um exemplo do crescimento da postura anticatólica.

De acordo com Jim Ritter [Chicago Sun-Times, 4/8/03], George implicou apenas com o título, não se incomodando com a reportagem em si, que descrevia a declaração do Vaticano como um estímulo a católicos e não-católicos para se unirem em campanha contra casamentos e adoções gays.

A chamada de capa dizia: "Papa lança campanha global contra gays", e, na linha fina: "Vaticano: líderes católicos têm ?dever moral? de se opor a direitos homossexuais."

O papa João Paulo II "não fez isso", disse George. Em uma coletiva de imprensa, afirmou que "um grande diário achou que poderia falar uma mentira sobre o papa na primeira página."

Michael Cooke, editor-chefe do Sun-Times, e o vice-presidente editorial John Cruickshank, disseram em comunicado oficial que a manchete "reflete com precisão a visão da igreja sobre casamento homossexual e o papel que a igreja requer de políticos católicos sobre a questão."

"Quando o papa pede para todos os povos se unirem pela rejeição de um direito civil específico a homossexuais, é justo dizer que se trata de uma postura antigay", disseram os editores. "Como um jornal, achamos importante publicar um artigo proeminente sobre as visões da igreja sobre esse assunto polêmico e importante."