Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Carla Meneghini e Paloma Varón

REALITY SHOWS

"?Fama? e ?Popstars? vão seguir o mesmo tom", copyright Folha de S. Paulo, 21/04/02

"Globo e SBT estréiam no próximo sábado programas que têm como objetivo o lançamento de futuras celebridades da música pop. Com formatos que têm algumas diferenças, ?Fama?, da Globo, e ?Popstars?, do SBT, irão ao ar às 16h40 e às 19h45, respectivamente.

?Fama? é um misto de show de calouros com ?reality show?, define o diretor, Luiz Gleiser. Já ?Popstars?, segundo a diretora Fernanda Telles, é uma ?novela da vida real?, que levará ao ar, em 20 capítulos, cenas do processo de seleção das candidatas e a formação do grupo.

Gleiser critica o similar do SBT: ?O produto da concorrente é completamente diferente; nosso diferencial é a seriedade e a qualidade típicas da Globo?. Fernanda defende ?Popstars? afirmando que o programa do canal de Silvio Santos tem ?transparência e seriedade?.

Em ?Fama?, serão 11 cantores amadores, de ambos os sexos, confinados durante oito semanas em uma academia, onde terão aulas de canto, teoria musical, interpretação e dança. O dia-a-dia dos participantes será registrado por 16 câmeras espalhadas pela academia.

No ?Popstars?, o grupo será formado exclusivamente por meninas com idades entre 18 e 25 anos e o número de finalistas ainda não foi definido. Em ambos, a banda formada será escolhida por jurados que atuam na indústria fonográfica.

O programa da Globo, que será apresentado por Toni Garrido (vocalista do Cidade Negra), terá edições diárias de 10 minutos, por volta das 17h. Aos sábados, será apresentado um espetáculo musical de 80 minutos, em que cada participante mostrará o que ensaiou durante toda a semana. ?Fama? também estará no canal pago Multishow a partir do próximo domingo, às 15h30.

A atração do SBT não terá apresentador e, além das edições aos sábados, terá trechos de um minuto exibidos diariamente às 19h45. A emissora fechou uma parceira com o canal pago Disney Channel, que exibirá, de segunda a sexta, o programa ?Muito Mais Popstars?, com imagens de bastidores do ?reality show?. Além disso, os telespectadores de ?Popstars? poderão acompanhar a trajetória das meninas pela internet e por uma revista, a ser publicada semanalmente pela editora Abril.

Se em ?Popstars? o prêmio é o lançamento de um CD, a gravação de um videoclipe e a realização de shows, com a supervisão da Sony Music, em ?Fama?, segundo Gleiser, os participantes terão como troféu a própria permanência na academia e o tempo de exposição na TV.

Resta saber se essas novas celebridades resistirão aos 15 minutos de fama a que terão direito. E se são afinadas."

 

"TV Nojeira", copyright Veja, 24/04/02

"A televisão brasileira cruzou a última fronteira. Quadros ?estrelados? por baratas, ratos e minhocas são a nova atração. Na semana passada, a Rede Globo revirou o estômago do espectador com uma cena grotesca no programa Hipertensão. Quatro participantes ingeriram um coquetel de seis minhocas, quatro tenebras e uma barata, todas vivas. ?Mas são esterilizadas?, tenta justificar a nutricionista Angela Avellar, responsável pelas iguarias – sim, acredite, é coisa de nutricionista. Em outra prova, que deve ir ao ar neste domingo, participantes foram presos num buraco e tiveram de suportar a investida de 300 ratazanas. ?Teve gente que saiu sangrando?, conta um produtor. Quase todas as outras emissoras já investem no filão nojento. O SBT reservou espaço para ele no Domingo Legal. A Record, no É Show de Adriane Galisteu e no Domingo Show. A Rede TV! também comparece com esse tipo de porcariada em dose dupla, no Interligado Games de Fabiana Saba e no Você na TV de João Kleber. ?O sucesso desse tipo de programa é mundial. Mesmo quem o rejeita dá uma olhadela?, diz Boninho, diretor de núcleo da Globo.

A exploração do asco começou há cinco anos, no Topa Tudo por Dinheiro de Silvio Santos. Uma pessoa de olhos vendados colocava a mão numa cumbuca transparente abarrotada de bichos repugnantes. O quadro, muito recriminado na época, foi transferido para o programa de Gugu Liberato. Hoje, há fila para tomar parte em segmentos como Dança do Banquete, do Interligado Games, em que se servem larvas, tripas de porco e olhos de cabra – todos crus e fornecidos pelo restaurateur Paulo Reali, do interior paulista. ?É uma delícia. Cobro 18,90 reais por um prato desses?, diz Reali, com uma certa dose de irrealidade. Nas duas últimas semanas, o programa se firmou como o maior sucesso da Rede TV!. Quando os quadros são exibidos, a audiência atinge os 10 pontos.

Nem sempre o sofrimento dos convidados é verdadeiro. Numa atração recente do Você na TV, eles eram colocados num caixão e enterrados num túmulo, dentro do qual caminhavam ratos e baratas. Os espectadores, contudo, não foram informados de que as tomadas eram gravadas separadamente: atores e bichos não contracenaram. ?Não vi uma única barata?, entrega a atriz Leila Lopes, que ganhou um cachê de 500 reais para passar por esse ridículo. Por último, uma questão que parece afligir milhões de brasileiros: barata tem gosto de quê? ?De barata. Mastiguei tanto para que ela morresse que não me lembro de ter comido nada igual?, responde o modelo Fábio Nascimento, que embolsou 50.000 reais pela refeição indigesta consumida no Hipertensão."

 

IGREJA CATÓLICA NA TV

"Bispos querem integrar canais de TVs católicas", copyright O Estado de S. Paulo, 21/04/02

"Os bispos brasileiros estudam a possibilidade de integrar os diferentes canais de televisão católicos do País. Desejam uma rede nacional forte, em vez de várias redes com poucos recursos.

Hoje existem quatro TVs católicas em operação. Três estão no interior de São Paulo: Rede Vida, em São José do Rio Preto; Canção Nova, em Cachoeira Paulista; e Século 21, em Campinas. A quarta, a TV Horizonte, tem sede em Belo Horizonte. Outras duas estão em processo de formação e há mais concessões nas mãos da Igreja.

Ao falar sobre o assunto durante a assembléia-geral da CNBB, na semana passada, o bispo d. Décio Zandonado, responsável pela área de comunicação da instituição, disse que a articulação entre os veículos é o melhor caminho para ?minimizar custos e aumentar o alcance da evangelização?. D. Luciano Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana, em Minas, também defendeu a articulação.

Mas tudo ainda não passa de uma idéia. Há enormes divergências entre os bispos e entre os responsáveis pelas emissoras quanto ao conteúdo das transmissões. Um exemplo disso é uma interminável discussão sobre como deve ser transmitida a missa pela TV. ?Cada um quer ficar no seu ninho?, disse um bispo."

 

AGORA EM MG, SC, RJ E PR

"Jornal Agora chega a Minas, Santa Catarina, Rio e Paraná", copyright Cidade Biz (www.cidadebiz.com.br), 18/04/02

"A partir desta sexta, o jornal Agora São Paulo, do Grupo Folha, passa a circular em outros quatro Estados: Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro, atingindo mais 51 cidades, além das 300 do Estado de São Paulo.

Para conquistar os leitores das novas praças, a edição de sexta-feira trará uma medalhinha de Santo Expedito, o Santo das Causas Urgentes, que anda meio na moda na capital paulista, juntamente com o santinho em papel contendo a oração e a novena, além de um caderno especial com toda a história do santo.

O jornal chega aos quatro Estados com o título de líder em vendas na região metropolitana de São Paulo, slogan tirado do último relatório do IVC, o Instituto Verificador de Circulação, relativos a fevereiro.

o Agora possui três cadernos diários fixos, o primeiro sobre notícias do Brasil e do mundo e reportagens especiais, o segundo, Vencer, de esportes e Show, em formato tablóide, cobre TV, novelas, música, shows e as principais atrações do cenário artístico.

A Revista da Hora, suplemento de entretenimento, circula aos domingos. Aos finais de semana, circulam também cadernos especiais de classificados de veículos, imóveis e trabalho."