Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Carlos Franco

OBSERVATÓRIO DA PROPAGANDA

ÁLCOOL

"Propaganda de uísque, com gente comum", copyright O Estado de S. Paulo, 20/7/01

"Campanha do Johnnie Walker terá depoimentos de pessoas desconhecidas, em 42 comerciais

A publicidade de bebidas alcóolicas abusa do requinte e, muitas vezes, da ousadia. Algumas marcas chegam até a abrir mão de mostrar o produto, procurando uma comunicação intimista com o consumidor. É assim que vendem a imagem de produto diferenciado, muitas vezes de luxo.

Seguindo essa regra, a marca de uísque mais consumida do mundo, a Johnnie Walker, fechou parceria com a CNN e o Discovery Channel para produzir uma série de comerciais mostrando gente comum, de várias partes do globo, contando histórias extraordinárias.

Segundo o gerente de Marketing da Johnnie Walker no Brasil, Marcelo Izzo, a intenção é mostrar, a partir desta semana, o cotidiano de gente especial, dando seqüência à campanha iniciada com a série Keep Walking, que mostrava pessoas realizando sonhos e enfrentando derrotas. Foi o caso do artilheiro italiano Roberto Baggio, que perdeu o penâlti que deu ao Brasil o título de tetracampeão na Copa de 1994. Em 1998, Baggio conseguiu superar o trauma.

Nessa primeira investida para criar uma imagem global, a marca gastou 100 milhões de libras esterlinas.

Com uma fatia de 49% do mercado brasileiro de uísque de oito anos, no caso o Red, a empresa traz, desta vez, a imagem de brasileiros nessa investida global. São 42 comerciais, na forma de depoimentos colhidos pela Discovery (humanitários) e CNN (empreendedores), que serão veiculados em 210 países. A brasileira Valdessara Bertolino, moradora de São Paulo, conta como sua vida mudou ao saber um pouco mais sobre como brigar por Justiça. Hoje, ela dá conselhos nas estações de trem para aqueles que não sabem como lutar pelos seus direitos.

É assim, reconhecendo a gente comum do mundo, que a marca vai conquistando consumidores: produz 10 milhões das 84 milhões de caixas de nove litros de uísque que o mundo consome anualmente. É uma marca verdadeiramente andarilha."

 

LANÇAMENTOS

"Grupo de Mídia e Editora Nobel lançam dois livros", copyright O Estado de S. Paulo, 20/7/01

"O Grupo de Mídia de São Paulo anunciou ontem os primeiros lançamentos de livros, em parceria com a Editora Nobel, que vão contribuir para a qualificação dos profissionais que, nas agências de publicidade, são responsáveis por escolher os veículos de comunicação adequados aos clientes.

Com um investimento inicial de R$ 300 mil, o projeto, coordenado pelo conselheiro do Grupo de Mídia e diretor da Fischer América, Claudio Venâncio, prevê lançamentos regulares de, pelo menos, três livros por ano.

Os dois primeiros, lançados ontem, são A Essência do Planejamento de Mídia – Um Ponto de Vista Mercadológico, de Arnold M. Barban, Steven M. Cristol e Frank J. Kopec, e Planejamento de Mídia – Aferições, Estratégias e Avaliações, de Jack Z. Sissors e Lincoln J. Bumba.

?Existe no Brasil uma carência bibliográfica muito grande no que se refere à mídia. A maior parte das publicações está em inglês, dificultando o acesso a um expressivo número de profissionais?, diz Venâncio, lembrando que autores nacionais também serão publicados."

    
    
                     

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