Domingo, 24 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

PRIMEIRAS EDIçõES >   NGT

Carol Knoploch

Por lgarcia em 21/10/2003 na edição 247

REALITY SHOWS

“MTV acampa na casa de celebridades nacionais”, copyright O Estado de S. Paulo, 19/10/03

“Imagine João Gordo no conforto do seu lar, almoçando com a mulher e depois tomando banho. Vida de gente comum, que acorda com a cara amassada e pega o carro para ir trabalhar – no caso, Gordo não dirige, vai de táxi, apesar de já ter feito propaganda para uma famosa marca de veículos. Como será a casa do roqueiro? Bagunçada? E a convivência com sua doce Viviane? Gordo vai aparecer na telinha tomando banho no novo reality show da MTV, intitulado Família MTV, que estréia amanhã, às 23h30.

?O Gordo foi uma surpresa?, conta Andréa Cassola, a cinegrafista que acompanhou a intimidade do VJ durante 10 dias – não seqüenciais. ?A reação dele com a família e a esposa é diferente do que imaginava. Foi tudo surreal.?

Família pega onda no engraçadíssimo The Osbournes, que após a segunda temporada se transformou em DVD – a nova fase já está sendo gravada nos Estados Unidos. No Brasil, serão 12 episódios de Família: 4 com Gordo, 4 com Wanessa Camargo e mais 4 com Marcelo D2. Esqueça, porém, a superprodução dedicada à família maluca de Ozzy. O reality da MTV Brasil é bem modesto, mas não menos divertido.

Para registrar Gordo, Wanessa e Marcelo D2, a emissora contou com apenas um cameraman em cada um dos reality shows – usaram câmera profissional portátil. ?Sabe aquela história: quero ser uma mosquinha para ver o que está rolando em tal lugar? Essa é nossa proposta. Quanto menos o câmera ser notado, mais real serão as cenas?, explica a diretora-geral Lilian Amarante. Segundo ela, os escolhidos tiveram medo de um ?acampamento? em suas casas, mas, depois de iniciada as filmagens, não tiveram problema.

Na cama com Wanessa – Só o programa de Gordo está pronto. Andréa, também diretora do MTV Sports, ainda está na cola de Wanessa Camargo. Após passar dias seguidos no estúdio para gravar um DVD – parte desse trabalho foi acompanhado por Andréa -, a cantora desmarcou todos os compromissos e viajou, a descanso, para os Estados Unidos. O reality de Marcelo D2 está sendo feito por Carlos Zodi, repórter de esportes radicais da ESPN Brasil.

Segundo Andréa, há ótimas cenas de Wanessa tentando acordar – ?é dorminhoca, tirá-la da cama é difícil? – e em baladas com as amigas. Garante que a cantora acorda linda, mas não revela se a atração mostrará Wanessa e seu novo namorado, Rodrigo Hilbert, ex-de Maria Paula e Fernanda Lima.

Amorico – ?O Gordo consegue ser doce e amável e no minuto seguinte protagonizar cenas escatológicas?, revela Lilian. No primeiro capítulo, por exemplo, o público verá sua coleção de brinquedos. Gordo, daquele tamanho, cheio de tatuagens e piercings e com vocabulário agressivo, tem uma estante cheia de miniaturas, telefone do Pateta, coleção de pingüins sobre a geladeira e um boneco enorme do Sulivan (Monstros S/A) na sala. Em uma cena, após Gordo tentar abrir (com muita dificuldade) uma lata de palmito, recebe amigos para almoçar e conta uma história nojenta que protagonizou em um banheiro público, durante as gravações do Suor MTV. ?Quero parecer agressivo e não bunda mole?, disparou Gordo, após cuspir na pia da cozinha um champignon.

O público conhecerá a argentina Viviane, que se casou com Gordo. Eles se conheceram em uma viagem com o Ratos do Porão e hoje esperam o primeiro filho. Viviane era repórter da revista Metal. Morena, magrinha, bonitinha, alto astral e mandona, ela chama o marido de ?amorico?. ?Somos quase vizinhos e eles me ligavam para falar o que iam fazer na última hora?, comenta Andréa, que pediu para Viviane registrar um banho do Gordo.

Andréa tem mais de 30 horas sobre a intimidade de Gordo & família, e garante que tudo estará no programa. ?Fiquei três dias em Porto Alegre com o Ratos e gravei uma discussão entre eles que é surpresa. Vale a pena ver.?

Cúmplices – Carlos não tem idéia da quantidade de material captado com Marcelo D2. ?É muita coisa. Para o primeiro programa, gravei uma viagem do Rio para Juiz de Fora (MG), onde ele fez um show. Depois fomos a um churrasco na casa do Zeca Pagodinho, em Xerém (RJ), e, em seguida, viajamos para Santos. Fiquei três noites sem dormir.?

O câmera, que definiu D2 como ?um homem admirável?, conta que essa série começará com a mudança do músico do Rio para São Paulo. Não quis revelar surpresas da atração e principalmente se a MTV exibirá D2, que já foi preso por apologia à maconha, fumando um baseado. ?Viramos cúmplices. Esse é o segredo para fazer um trabalho assim. Onde ele ia, eu ia também e com a câmera ligada. Eu não tinha roteiro e jamais pediria para ele repetir uma cena se tivesse perdido. É tudo real.?”

“João Gordo adere à ?Família MTV? e abre sua vida”, copyright Folha de S. Paulo, 19/10/03

“De um lado está um inglês ídolo de metaleiros, que já foi visto comendo um morcego. Por estas bandas, está o punk mais bem-sucedido do Brasil, sempre às voltas com ratos. Será João Gordo páreo para Ozzy Osbourne na televisão?

Com inspiração no ?reality show? americano ?Os Osbournes? -que mostra o dia-a-dia do ex-vocalista do Black Sabbath-, a MTV brasileira apresenta amanhã ?Família MTV?, estrelado pelo vocalista do Ratos de Porão e apresentador João Gordo.

Talvez pelo próprio esgotamento do formato, ?Família MTV? é menos ?show? e mais documentário na linha do extinto ?20 e Poucos Anos?, série do canal que vasculhava as angústias de jovens.

?Família? terá mais duas séries com quatro episódios cada -uma para o rapper Marcelo D2 e outra para a cantora Wanessa Camargo, previstos para este ano.

?Escolhemos celebridades musicais que estejam passando por um momento de mudanças?, explica a diretora de programação da MTV, Cris Lobo.

Com Marcelo D2, a mudança é literal: o cantor está deixando o Rio para morar em SP, processo acompanhado por ?Família?. Já Wanessa, segundo Lobo, passa por um momento de afirmação de imagem, agora mais sensual.

É, no entanto, João Gordo quem mostrará as maiores transformações. A câmera vai mostrar como é sua relação com sua mulher, a argentina Viviana Torrico, com quem se casou há pouco.

?Descobri que, no dia-a-dia, ele é meigo, romântico e educado, diferente daquela imagem agressiva inicial?, diz a diretora do programa, Andrea Cassola.

Ela conta que, nos próximos episódios, a história vai esquentar. ?Família? vai mostrar desde o momento em que Viviana comenta suas suspeitas de ter engravidado até o resultado positivo, e a reação de Gordo frente à notícia.

Limites

Cassola não gosta das comparações com a série de Ozzy. ?Os Osbournes? é mais próximo da caricatura e tem uma equipe de mais de 40 pessoas. Nós focamos mais a personalidade do artista?, diz.

Apesar de mostrar algumas situações cômicas -como João Gordo no banho-, ?Família? é menos escrachado. A produção resumia-se apenas à diretora com uma câmera em punho. ?Com uma equipe gigante, é impossível que as coisas aconteçam espontaneamente. Aos poucos, a cumplicidade foi aumentando, e ganhei a confiança dele?, diz.

A diretora acompanhou Gordo durante um mês, em momentos que ambos considerassem relevantes. Vemos, então, o músico mostrando sua casa, repleta de bonecos de personagens de desenhos, sua paixão por games (?Enter the Matrix?) e sua discotecagem na danceteria D-Edge.

A relação firmou-se tanto que João não impediu que a diretora registrasse o momento mais tenso das gravações. Nos preparativos para um show do Ratos de Porão, Cassola acompanhou uma pesada discussão entre os integrantes, que se arrastou durante um dia.

Cris Lobo, a diretora de núcleo, diz que há um limite para a investigação da intimidade. A série dedicada a Marcelo D2, por exemplo, não mostra relações mais próximas do músico com a maconha, que já serviu de temática para várias de suas canções.

?Uma câmera apontada para uma pessoa é como uma arma. Não é algo fácil?, diz Cassola.

FAMÍLIA MTV. Quando: de seg. a qui., às 23h30, na MTV.”

“Globo vai ampliar interatividade em ?BBB?”, copyright Folha de S. Paulo, 20/10/03

“A TV Globo vai ampliar a interatividade na próxima edição de ?Big Brother Brasil?, que estréia dia 6 de janeiro. Em ?BBB 4?, o público, que já podia eliminar participantes por telefone ou internet, terá outras opções, principalmente por telefone celular.

A Endemol Globo, empresa formada pela TV Globo e pela produtora Endemol, dona do formato de ?Big Brother?, ofereceu à emissora cerca de 30 alternativas de uso do celular no programa.

Entre as opções em estudo pela Globo, a que mais chama a atenção é ?Quiz Game?, um jogo de ?conhecimentos gerais? sobre o programa. Quem somar mais pontos ganha prêmios. O jogo, no entanto, depende de autorização do governo, por envolver premiação, como o ?Show do Milhão?.

Outras formas de interatividade mais simples, e que têm mais chances de vingar, são as que o público interfere no cotidiano da casa em que ficam os competidores. Por exemplo, o telespectador poderá decidir se uma festa temática será mexicana ou italiana ou como será determinada prova.

Estuda-se também abrir linhas de celulares em que o usuário fica ouvindo tudo o que certo participante fala. A idéia da Globo não é só satisfazer fãs do ?reality show?, mas também ampliar as possibilidades de receitas.

Dois dos 14 participantes de ?BBB 4? serão escolhidos por sorteio, por meio de cupons a serem vendidos em revista temática.

OUTRO CANAL

Abacaxi O contrato de patrocínio de ?Roda a Roda?, do SBT, com a General Motors garante que o programa teria audiência de 12 pontos no Ibope. Mas, na semana passada, ?Roda a Roda? não passou dos 9. O diretor que fez o contrato já deixou a emissora.

Compromisso Leonor Correa, que no final do mês deixa de apresentar o ?A Casa É Sua?, na Rede TV!, tem reunião hoje com Celso Tavares, diretor de programação da Band. Irá discutir se seu programa na emissora será de manhã ou à tarde.

Barrado Consultados pelos diretores de suas emissoras, Juca Kfouri (Rede TV!) e Jorge Kajuru (Band) disseram que não aceitam trabalhar com Roberto Avallone, demitido da TV Gazeta.

Aceito A Rede TV!, mesmo assim, quer Avallone _pelo menos como comentarista dos campeonatos que promete exibir em 2004.

Lâmpada A cúpula da TV Globo planeja renovar parte de sua programação em 2004. Infantis e a chamada linha de shows (os programas que vêm após a novela das oito) são os alvos principais. Até atrações boas de ibope, como ?A Grande Família?, correm risco.

Piloto Nesta semana, Mário Lúcio Vaz (Central Globo de Qualidade) e Roberto Buzzoni (diretor de programação) definem quais serão os sete projetos que serão testados na programação de final do ano.”

 

NGT

“DJ Zé Pedro larga o chapéu em novo canal”, copyright Folha de S. Paulo, 19/10/03

“Fora do ar desde maio, quan do saiu do ?É Show? após discutir com a diretora do programa de Adriane Galisteu, o DJ Zé Pedro assinou contrato na última quinta-feira com a NGT, nova emissora de TV, no ar em caráter experimental no canal 48 de São Paulo.

Famoso pelos chapéus exóti cos que usava na Record, Zé Pe dro vai assumir a careca no ?Zo na Zé?, programa diário, ao vi vo, com uma hora, que irá co mandar a partir de novembro.

Segundo a NGT, o ?Zona Zé? terá uma atmosfera retrô, sem medo de ser cafona. A cada se mana, abordará um tema dife rente, como a banda Abba, a jo vem guarda, a disco music.

Espera Em Miami desde 1997, Leila Cordeiro e Eliakim Araújo, o ?Casal 20 SBT?, pretendiam voltar ao Brasil no final deste ano. Sondaram Band e Rede TV!, mas adiaram o plano. ?A TV brasileira passa por uma fase financeira muito crítica?, diz Eliakim.

Forno Anunciado para agosto, o desenho animado ?Beyblade?, que promete ser a nova febre da garotada depois de ?Yu-Gi-Oh?, estréia amanhã na Globo, no ?TV Globinho?.

Medo A equipe de produção do ?A Casa É Sua?, da Rede TV!, ganhou o apelido de ?Turma do Pânico 2?. É que o programa passa em novembro a ser apresentado por Clodovil Hernandez, que não perdoa falhas de auxiliares.”

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem