Sexta-feira, 19 de Julho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1046
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES >

Caso ACM já ligou os ventiladores

Por lgarcia em 05/03/2003 na edição 214

ESTÁ CHEGANDO A HORA

A temporada carnavalesca oferece um vasto acervo de metáforas, a maioria delas produzidas pela letra dos grandes sucessos musicais do passado. Hoje, ninguém lembra sequer do refrão dos sambas premiados no ano anterior.

Um dos clássicos da música carnavalesca transmitido de pais a filhos nem é samba, tem ritmo de valsa. Trata-se da versão brasileira de Cielito Lindo, lançada em 1942 ? há 61 anos ?, que dizia o seguinte: "Ai, ai, ai, ai, está chegando a hora // o dia já vem raiando, meu bem // eu tenho que ir embora…"

Está chegando a hora. A hora da verdade: não é apenas o senador baiano que começa a perceber que desta vez a coisa está escapando do seu controle. Seus leais parceiros também vão entrar na dança.

A tentativa do presidente do Senado, na véspera do grito de Carnaval brasiliense, de torpedear a abertura do processo na Comissão de Ética levou a Folha de S.Paulo a abrir suas baterias contra o seu dileto colaborador. E não foi com uma notinha escondida.

O colunista Fernando Rodrigues deu na sexta-feira (28/2) um bom safanão no colega da página 2 ("Juvêncio e Sarney abafam"). Na mesma edição, pág. 4, debaixo do carimbo "Bahiagate", com matéria destacada, o jornalão coloca mal o seu colaborador: "Sarney diz ser, em tese, contra Senado investigar caso ACM".

A leitura das duas matérias sugere que desta vez o jornal não poderá manter o mesmo distanciamento do ano passado, quando a família Sarney freqüentou o noticiário no embalo do caso Lunus.

Na última edição de Época (3/3), a seção "Portal" (pág. 9) também sinaliza para importantes alterações de comportamento. Sob o título "Silêncio dos inocentes", o seu responsável, Expedido Filho, estranha o silêncio dos baianos Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Zélia Gattai, veteranos defensores das liberdades democráticas, diante da grampolândia carlista.

Estamos na iminência de outras notáveis cobranças. Está chegando a hora.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem