Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

CBS contesta CNN

TELETIPO

A CBS News, rebatendo a afirmação da CNN de que as emissoras a cabo ultrapassaram as abertas em total de tempo gasto por telespectadores vendo notícias, lançou press release lembrando que os telejornais noturnos de meia hora das três redes abertas alcançam 34,7 milhões de pessoas por noite, mais do que as cinco estações a cabo ? CNN, Fox, MSNBC, Headline News e CNBC ? juntas num dia inteiro de programação (31,2 milhões). O noticiário destes canais, informa a CBS, atrai apenas um décimo deste número: 3,2 milhões de telespectadores. Informações de Elizabeth Jensen [Los Angeles Times, 2/8/02].

Salva da falência há poucos meses por um grupo de 11 investidores ? que injetaram US$ 714 mil no projeto ? a revista online Salon está vivendo dias mais tranqüilos. Revela Ciar Byrne [The Guardian, 30/7/02] que o grupo Salon Media está negociando uma nova linha de crédito com um banco comercial e fechou 24 acordos publicitários nos últimos três meses com gigantes como Microsoft, Paramount e Visa. Em junho, os auditores da companhia declararam que a publicação duraria apenas mais três ou quatro meses se não arrecadasse mais fundos. Criada em 1995, a revista já tem 44 mil assinantes entre os 3,8 milhões de visitantes únicos por mês.

"Índices de aprovação de Bush caem", dizia matéria do USA Today em 26/7, "para menos de 70% pela primeira vez desde 11/9" (de 73% para 69%), segundo pesquisa da Gallup. Mas ao relatar a recente pesquisa Gallup/CNN/USAT sobre economia, o mesmo jornal não mencionou que se registrou um aumento na aprovação do presidente, de 69% para 71%. "Se os números caem, noticie. Se os números sobem, ignore-os", ironizou o porta-voz Ari Fleischer. Howard Kurtz [Washington Post, 5/8/02] diz que David Colton, editor do USAT, explicou ter se concentrado em aspectos mais relevantes do que "uma mudança dentro da provável margem de erro nos índices de aprovação".