Cem Uzan, o Berlusconi turco | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Terça-feira, 21 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES > TURQUIA

Cem Uzan, o Berlusconi turco

Por lgarcia em 16/10/2002 na edição 194

TURQUIA

A RTUK, autoridade de comunicações da Turquia, tirou do ar por seis dias os três canais de televisão do milionário Cem Uzan, que vem ganhando destaque no cenário político com seu Partido Jovem. As emissoras Star TV fazem extensa cobertura das viagens de Uzan pelo país, em que leva mensagem de aumento do investimento social. Seu recém-criado partido, como mostram pesquisas, deve ter em torno de 10% dos votos na eleição de novembro, o que preocupa investidores internacionais, principalmente depois do pacote de emergência de US$ 16 bilhões que os turcos fecharam com o FMI. A suspensão da Star TV, justificada pela cobertura parcial, foi recomendada pela Alta Comissão Eleitoral.

“Somos contra todo tipo de suspensão e uma suspensão dessas por uma razão dessas deve ser condenada”, reclama Erhan Erturk, da Star. A Telsim, segunda maior operadora de telefonia celular da Turquia, de propriedade da família Ulzan, está sendo processada nos Estados Unidos por Nokia e Motorola, que a acusam de pegar US$ 3 bilhões emprestados sem ter intenção de pagar.

As eleições turcas devem ser marcadas pelo repúdio da população aos partidos tradicionais. O único antigo que está acima dos 10% nas pesquisas é o Partido Popular Republicano, de tendência esquerdista. O líder nas pesquisas é o Partido do Desenvolvimento e da Justiça, de base islâmica. Orhan Coskun, da Reuters [4/10/02], conta que Uzan tem sido apelidado por simpatizantes e rivais de “Berlusconi turco”, pelo caráter populista semelhante ao do primeiro-ministro italiano. Enquanto tem muito destaque em suas emissoras, canais concorrentes ignoram a campanha de Uzan.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem