Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Cidade Biz

ÉTICA NA IMPRENSA

“Imprensa brasileira é a 14? mais ética do mundo e a 2? da AL”, copyright Cidade Biz (www.cidadebiz.com.br), 10/09/03

“Uma pesquisa patrocinada pelo Hürriyet, o principal jornal da Turquia, analisou a probabilidade de encontrar notícias pagas na imprensa de 66 países e concluiu que a imprensa brasileira é a 14? mais ética do mundo, empatada com a húngara, e a 2? da América Latina. Na região, perde apenas para a imprensa chilena. China, Arábia Saudita, Vietnã, Bangladesh e Paquistão são os países onde é mais provável um jornalista de veículo impresso pedir ou aceitar dinheiro para cobertura jornalística de órgãos governamentais, empresas ou outras fontes.

Apesar de se saber que a compra de notícias ocorre no rádio, TV e outros meios, os pesquisadores se concentraram na mídia impressa, para estabelecer um denominador comum. Como não dá para medir diretamente a entrega de dinheiro a jornalistas, os pesquisadores utilizaram uma metodologia composta para elaborar o ranking, que é o primeiro do gênero.

Foram avaliados oito tópicos, com notas de 0 a 5 para cada país. A nota máxima corresponde à menor probabilidade de corrupção na mídia. As notas são somadas e os países com menos pontos são os de maior probabilidade de suborno.

O ranking foi elaborado de forma decrescente. No topo, estão os países onde provavelmente a imprensa é mais ética: a Finlândia, em primeiro lugar, a Dinamarca, Nova Zelândia e Suíça empatadas em segundo, e a Alemanha, Islândia e Inglaterra em terceiro lugar. A Noruega é a quarta colocada e os Estados Unidos ficaram em quinto, junto com o Canadá, Áustria, Holanda, Suécia e Bélgica.

O estudo foi desenvolvido pelo professor. Dean Kruckeberg, catedrático do Departamento de Estudos de Comunicação na Universidade Northern Iowa, EUA, e por Katerina Tsetsura, doutoranda do Departamento de Comunicação da Universidade Purdue. Os 66 países foram selecionados com base em sua importância política e econômica no mundo.

Os tópicos que eles analisaram são:

– Longa tradição de autodeterminação dos cidadãos

– Amplitude da legislação contra corrupção, com implementação eficaz

– Grau de prestação de contas, pelo governo, aos cidadãos de todos os níveis

– Elevado índice de alfabetização da população adulta

– Boa educação geral e profissional dos jornalistas atuantes

– Códigos de ética jornalística bem estabelecidos, divulgados e de implementação eficaz

– Liberdade de imprensa, liberdade de expressão e livre fluxo de informações

– Elevada concorrência na mídia (vários veículos concorrentes)

Os pesquisadores ressaltam que os tópicos constituiriam prenúncios ou correlações, mas que não são necessariamente causadoras do suborno. A pesquisa completa está disponível na internet.”

 

AVELINO FERREIRA PRESO

“Jornalista obtém habeas-corpus em Campos”, copyright O Estado de S. Paulo, 12/09/03

“Preso desde o mês passado em Campos, município do norte fluminense, o jornalista Avelino Ferreira, de 51 anos, foi libertado na quarta-feira, graças a um habeas-corpus concedido pela 2.? Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ) do Rio. Em 2001, Ferreira foi condenado a 10 meses de prisão por calúnia.

A condenação se refere a artigos escritos para o jornal Dois Estados, de Campos, sobre decisões do juiz Alexandre Mesquita, que o processou. Por meio de sua assessoria, o presidente do TJ, desembargador Miguel Pachá, negou que o jornalista tenha sido preso por crime de opinião. Ele disse que a prisão foi pedida pelo Ministério Público por descumprimento de decisões judiciais.

Mesquita, hoje na 40.? Vara Cível, afirma que Ferreira o ofendeu.”

 

GOVERNO MARTA

“Show Da Marta”, Editorial, copyright Folha de S. Paulo, 15/09/03

“Enquanto os partidos de oposição não definem suas candidaturas, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, vai tratando de ultimar as providências para encenar o espetáculo de sua campanha pela reeleição. Depois de um período de austeridade e de adversidades em diversas áreas, a prefeitura começa a inaugurar aquele período de realizações que antecede as eleições, no qual a visibilidade das obras é fundamental.

Multiplicam-se as intervenções paisagísticas, avenidas são asfaltadas e grandes escolas são inauguradas. Além disso, novos projetos, como a passagem subterrânea no corredor Eusébio Matoso-Rebouças, são apresentados em montagens computadorizadas, mesmo que a prefeita seja a primeira a reconhecer que não dispõe de recursos para tanto.

Nessa ofensiva da prefeitura, não parece importar se há ou não verbas. O que vale é o efeito midiático, a sensação de que a cidade entra numa fase de ?belezura?, para citar uma das expressões preferidas de Marta.

Cada vez mais frequentes têm sido também as entrevistas em programas de rádio, nas quais a prefeita pode exercitar seus conhecidos talentos na área de comunicação.

O próximo ato do show promete ser a festa de casamento com Luis Favre, tendo como padrinhos o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho. Por fim, a transferência do GP do Brasil de Fórmula 1 para a semana que antecede o segundo turno da eleição, já com Lula convidado para a entrega do troféu, deverá encerrar a grade de programação do calendário eleitoral da prefeita.

A estratégia é conhecida, já tendo beneficiado outros governantes: se as finanças vão bem ou mal ou se as coisas foram ruins nos primeiros anos, não importa muito, desde que no final resultados apareçam.”