Sábado, 23 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

Cinema e trustes

Por lgarcia em 29/01/2003 na edição 209

TELETIPO

Comissão antitruste da União Européia está investigando os contratos de direitos de exibição de filmes entre estúdios americanos e operadoras de TV a cabo na Europa. Diversos aspectos estão em avaliação, como acordos pelos quais estúdios dão exclusividade a determinadas emissoras, prejudicando concorrentes. Se as suspeitas de irregularidade se confirmarem, cláusulas podem ser alteradas judicialmente, como já foi feito com contratos de transmissão de futebol. O processo foi iniciado depois que a francesa TPS registrou queixa contra supostas negociatas entre Hollywood e a concorrente Canalsatellite, conta o Financial Times [15/1/03].

Os Tigres de Tamil, grupo rebelde do Sri Lanka, têm agora sua rádio transmitindo em FM com autorização do governo. A Voz dos Tigres sempre foi alvo de perseguição oficial e conseguiu deixar as ondas curtas graças ao processo de paz em negociação atualmente. Segundo a BBC News [16/1/03], há críticas com relação a se o governo não está demasiado confiante em que os rebeldes utilizarão de fato os mais de US$ 100 mil de modernos equipamentos que compraram recentemente para divulgar o cessar-fogo, e não para propagandear sua causa. Os governantes, no entanto, rebatem que numa fase conciliatória como esta é saudável que as duas partes possam expor seu ponto de vista.

A rede americana CBS perdeu processo em que acusa a ABC de plágio porque o reality show I’m a Celebrity… Get Me Out of Here!, ainda em produção nos EUA, seria muito parecido com seu Survivor (o No Limite americano). Feito pela produtora Granada, o programa já foi grande sucesso na Grã-Bretanha. A ABC comprou a idéia, mas a CBS achou que poderia facilmente impedi-la, pois ambas as atrações mostram pessoas passando por provas na selva. O juiz, contudo, concluiu que tanto I’m a Celebrity quanto Survivor se apropriaram de idéias de programas anteriores, o que constituiria um “processo evolutivo contínuo”. As informações são do Guardian [14/1/03].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem