Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

CNN e seu bom filho

MONITOR DA IMPRENSA


TELETIPO

Na segunda-feira, 14 de maio, Lou Dobbs volta à CNN, rede americana de TV a cabo, dois anos depois de trocar sua posição de âncora pelo sítio Space.com. Segundo Sally Beatty [The Wall Street Journal, 8/5/01], a emissora aposta que a volta de Dobbs estimulará os índices de audiência e aumentará a confiança dos investidores. Moneyline, o noticiário de negócios da rede fundado por Dobbs há 21 anos, continua a ser a galinha dos ovos de ouro da CNN, mas sua saída provocou a perda de 23% de audiência: o Business Center, da CNBC, ultrapassou o Moneyline no ano passado. Dobbs deixou a CNN em junho de 1999, depois de um desentendimento com Rick Kaplan, presidente da emissora nos Estados Unidos, e tornou-se presidente do site Space.com. Ele permanecerá como diretor do Space, e manterá seus investimentos no site.

A NBC anunciou no dia 9 de maio que Andrew Lack, presidente da NBC News, rede aberta de TV dos Estados Unidos, será o novo presidente e chefe de operações da rede ? cargo que acaba de ser criado. A promoção faz de Lack o executivo n? 2 da companhia, depois de Bob Wright, do qual se torna o provável sucessor. Wright, que comanda a NBC há 15 anos, o tempo mais longo que um presidente já ficou numa rede de TV nos EUA, passa a chairman e continua como chefe-executivo e vice-presidente da General Electric Company, sócia da NBC. É mais um esforço da NBC para tornar-se mais competitiva frente aos grandes conglomerados da mídia atual, disse Bill Carter [The New York Times, 9/5/01], como AOL Time Warner, Viacom e The Walt Disney Company. Lack venceu muitos prêmios como produtor na CBS, incluindo 16 prêmios Emmy, o Oscar da TV americana.

Na quarta-feira passada, a liga XLF, de futebol americano, chegou ao fim de sua primeira e última temporada, vítima da baixa audiência, da má qualidade dos jogos e das exageradas expectativas ? um fracasso para suas sócias, a World Wrestling Federation Entertainment e a NBC, que planejavam gastar US$ 100 milhões na temporada de 2002 para tornar o negócio lucrativo. No final, cada parceiro teve perda estimada de US$ 35 milhões, disse um executivo a Richard Sandomir [The New York Times, 11/5/01]. A XFL foi lançada em fevereiro de 2000, e logo em seguida houve a oferta da NBC para televisionar os jogos nos sábados à noite, em acordo que dividia o empreendimento entre os dois contratantes.

Filmes com cenas de sexo explícito ou nudez frontal (chamados "X-rated" nos Estados Unidos podem estar ligados a comportamentos sexuais de risco entre adolescentes, diz estudo da Universidade de Emory, em Atlanta, EUA. Enquanto se fez muito barulho pela questão da violência nas telas dos jovens, pouca atenção foi dispensada à relação entre material sexualmente explícito e desvio de comportamento sexual dos adolescentes. Das 522 garotas entre 14 e 18 anos pesquisadas, 18,3% afirmam ter visto filmes "X-rated" nos últimos 3 meses ? algo preocupante aos olhos de Gina M. Wingood, coordenadora da pesquisa. Mais: garotas que assistiram aos filmes tendem a ter múltiplos parceiros sexuais e a desprezar preservativos. As informações são de Amy Norton [Reuters, 8/5/01].


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