Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

PRIMEIRAS EDIçõES > PREMIO NUEVO PERIODISMO

Com aval de Gabriel García Márquez

Por lgarcia em 31/01/2001 na edição 106

MURAL

PREMIO NUEVO PERIODISMO

A Fundación para un Nuevo Periodismo Ibero-americano (FNPI), com sede em Cartagena, Colômbia, e a multinacional de cimentos mexicana Cemex, com sede em Monterrey, lançam neste ano o Premio Nuevo Periodismo (Prêmio Novo Jornalismo), que distribuirá cerca de 100 mil dólares entre os contemplados. A redação dos regulamentos e a organização do certame ficaram a cargo do jornalista e escritor Gabriel García Márquez, presidente da diretoria da FNPI, e de Lorenzo H. Zambrano, presidente do conselho de administração da Cemex.

Nos anos ímpares, a partir de 2001, serão concedidos prêmios para as categorias de "melhor trabalho jornalístico escrito" e "melhor trabalho de fotografia jornalística". Nos anos pares, a partir de 2002, a premiação se dividirá nos quesitos "melhor trabalho jornalístico em rádio", "melhor trabalho jornalístico em televisão" e "melhor trabalho jornalístico em multimídia". Em cada categoria serão premiados um ganhador com 25 mil dólares e dois finalistas, com 5 mil dólares cada um.

Em anúncio oficial à imprensa divulgado no sítio da FNPI [veja endereço abaixo], os organizadores afirmam ter como objetivo "a promoção da excelência na prática jornalística e a distinção de pessoas comprometidas com os valores profissionais do jornalismo na América Latina e no Caribe".

Além do dinheiro, os ganhadores receberão um diploma, um broche de recordação e passagens e estadia para assistir à cerimônia de entrega dos prêmios. Será feita uma publicação comemorativa com o trabalho dos ganhadores e finalistas, além de perfis biográficos dos premiados.

A cada ano, a FNPI e a Cemex premiarão com 30 mil dólares um jornalista que apresente dedicação contínua ao trabalho por no mínimo 20 anos, e mereça distinção por sua obra jornalística e por uma trajetória profissional impecável.

O prazo para inscrição de participantes no concurso e indicações para a categoria "homenagem" vai de 24 de janeiro a 23 de maio de 2001, às 16h, horário de Bogotá, Colômbia.

Para maiores informações sobre o regulamento e condições de participação, envie e-mail para o endereço <premio@fnpi.org> ou visite o sítio da Fundación para un Nuevo Periodismo Ibero-americano em http://www.fnpi.org/premio/

Volta ao índice


Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem