Sábado, 23 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

PRIMEIRAS EDIçõES > TUDO É MÍDIA

Compromisso com a independência

Por lgarcia em 28/10/2003 na edição 248

TUDO É MÍDIA

Rodolfo Witzig Guttilla (*)


Texto da "orelha"de Tudo é comunicação, de Paulo Nassar, 125 pp., Lazuli Editora <www.lazuli.com.br>, São Paulo, 2003; e-mail <lazuli@lazuli.com.br>; lançamento em 5/11/03, a partir das 18h30, na Livraria Cultura, Avenida Paulista, 2073, em São Paulo


Os artigos aqui reunidos podem ser lidos como uma coletânea sobre a comunicação empresarial, aquela que informa e mobiliza funcionários, consumidores, parceiros de negócios, setores de governo e da sociedade civil, entre outros públicos de relacionamento, para a consecução de estratégias e objetivos, comerciais ou políticos.

Se, em vez disso, escolher uma abordagem mais livre, perceberá que se trata, essencialmente, de um livro de estirpe humanista, que tem por objeto as relações humanas.
O viés humanista e a disposição para a abertura e para a liberdade se devem à formação e à biografia do autor. Na década de 70, como muitos de sua geração, Paulo Nassar dividia-se entre a política e a literatura. E mesmo mais tarde, já ocupando posições de comando em importantes empresas e entidades de comunicação, ou liderando o debate sobre o tema no meio acadêmico, sempre manteve o compromisso lógico e ético com a independência.

Esses artigos refletem essa inclinação. Sua narrativa incorpora a verve libertária e irônica (por vezes galhofeira) dos poetas da então chamada ?geração-mimeógrafo? em especial ao analisar o discurso oportunista (quando não hipócrita) e a imagem retocada que uma parcela da elite empresarial brasileira emprega em sua comunicação com empregados e consumidores.

(*) Mestre em Antropologia pela PUC-SP, presidente do Conselho Deliberativo da Aberje ? Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e diretor de Assuntos Corporativos da Natura

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem