Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº959

PRIMEIRAS EDIçõES > BBC

Compromisso público à prova

Por lgarcia em 18/12/2002 na edição 203

BBC

O governo britânico ordenou à emissora pública BBC que faça uma revisão em seu canal de notícias 24 horas após ver os resultados de uma comissão independente encarregada de analisar a programação. Liderada pelo ex-editor do Financial Times Richard Lambert, a comissão afirmou que o formato do canal é muito parecido com o das rivais comerciais, o que não justificaria o financiamento público.

Apesar de reconhecer que a BBC presta uma contribuição valiosa ao público, sua administração precisa "ter um senso mais claro de direção", diz o relatório, e maior transparência na relação financeira entre os serviços subsidiados ? como o canal 24 horas ? e empreendimentos comerciais, como a BBC World. Segundo John Cassy [The Guardian, 6/12/02], a comissão sugere que a rede deveria ser avaliada por uma agência reguladora externa (a Ofcom), algo condenado pela diretoria.

Tessa Jowell, secretária da Cultura, Mídia e Esporte, pediu o parecer independente após parlamentares reclamarem do dinheiro público gasto num canal que seria assistido por um número pequeno de pessoas. Para as emissoras comerciais, o relatório reforçou as críticas que já estavam sendo feitas. Stuart Purvis, executivo-chefe da ITN, disse estar satisfeito com o trabalho de Lambert, que "identificou corretamente os problemas" da BBC News 24, como "a ausência de prestação de contas e a falta de transparência entre o canal e o serviço comercial de notícias".

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem