Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Conflito de interesses em série de TV

PBS

A PBS (rede pública de TV dos Estados Unidos) lançou neste mês uma série jornalística de seis horas sobre a economia global. O programa é patrocinado por grandes corporações ? incluindo a Enron, gigante de energia envolvida num escândalo de falência fraudulenta ?, todas com claro interesse no conteúdo da matéria, intitulada Alto comando: A batalha pela economia mundial. A série é baseada no livro de mesmo nome, de Daniel Yergin e Joseph Stanislaw, e ganhou resenha do Wall Street Journal, em 28/3/2002, sob o título “PBS gosta mais do capitalismo do que as redes comerciais.” No texto, a seguinte frase: a série glorifica a empresa privada.

Entre os patrocinadores ? informa, em matéria não-assinada de Fairness & Accuracy In Reporting, a Fair <www.fair.org> ? estão Electronic Data Systems Corporation (que se autodenomina “empresa-líder em serviços globais de informação tecnológica”), BP (ex-British Petroleum) e FedEx (gigante em entrega de encomendas). O nome da Enron não aparece mais na lista de patrocinadores, mas o Boston Globe de 23/1/02 contou que a empresa ajudou a financiar o projeto. Depois do escândalo, a PBS minimizou a participação da Enron. Em janeiro, após mais de dois anos de trabalho na série, e três meses antes do lançamento, Daniel Yergin disse ao Boston Globe que estavam em andamento “discussões preliminares” sobre um patrocinador substituto.

Não é o primeiro programa da PBS que embute um conflito de interesses. Nem é o primeiro caso de envolvimento de Yergin. Ao longo dos anos, Fairness & Accuracy In Reporting vem observando que a PBS é mais zelosa em relação a determinados patrocinadores. Documentários produzidos, por exemplo, por sindicatos ou grupos de ativistas são rejeitados, pelo comprometimento com tais entidades, enquanto programas financiados por corporaç&otiotilde;es ou interesses conservadores recebem aprovação. Alguns exemplos:

Aprovados pela PBS


** O prêmio: A épica aventura por petróleo, dinheiro e poder, série de 1993 patrocinada pela PaineWebber, empresa com interesses significativos em petróleo. O analista principal era Daniel Yergin, consultor de grandes companhias de petróleo. Praticamente todos os especialistas entrevistados defenderam a indústria petrolífera.

** Vivendo contra as probabilidades, especial de 1991 que afirmava: “Precisamos parar de apontar o dedo para a indústria a cada risco ambiental”. Patrocinador: Chevron, empresa petroquímica pela poluição ambiental.

** James Reston: o homem de 1 milhão de leitores, elogioso documentário sobre o mais famoso intelectual do New York Times. O filme foi patrocinado por e produzido “em associação” com o New York Times. A diretora e produtora, Susan Dryfoos, pertence à família Sulzberger, dona do jornal, e é filha de um ex-publisher do Times.

Rejeitados pela PBS

** Isolado no trabalho, filme de 1997 sobre a discriminação de gays e lésbicas nos locais de trabalho. Motivo da rejeição: era parcialmente financiado por sindicatos e um grupo de lésbicas. A PBS admitiu que os patrocinadores não teriam controle sobre o conteúdo do filme, mas mesmo assim se recusou a exibi-lo.

** Defendendo nossas vidas, documentário de 1993 sobre a violência doméstica, premiado com um Oscar. Motivo: um dos promotores era a líder de um grupo de apoio a mulheres espancadas.

** Os emprestadores de dinheiro, filme de 1993 sobre o Banco Mundial. Motivo: a PBS ficou preocupada porque, “mesmo parecendo objetivo para alguns, há uma percepção de favorecimento dos pobres”.


Segundo o trailer de Alto comando: A batalha pela economia global ? que, embora não mostre a lista de patrocinadores, tem uma seqüência com os aviões da FedEx ?, o programa pretende contar a “história da luta entre o poder dos governos e o poder do mercado pelo controle da economia mundial”.

“É lamentável que uma TV pública apresente matéria sobre a luta da globalização bancada por agentes-chave de um dos lados do debate”, disse Rachel Coen, da Fair.

Para ver matérias anteriores [em inglês] de Fair sobre a PBS, visite <www.fair.org/media-outlets/pbs.html>.