Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

PRIMEIRAS EDIçõES > ELEIÇÕES NOS EUA

Contagem de votos na mira

Por lgarcia em 08/01/2003 na edição 206

ELEIÇÕES NOS EUA

A agência Associated Press e cinco grandes emissoras de televisão americanas estudam a possibilidade de acabar com Voter News Service, complexo sistema de previsão de resultados de eleições criado para atender diversos veículos de comunicação assinantes. O VNS forneceu dados incorretos em 2002, prejudicando a cobertura da imprensa.

A questão é o que as emissoras de TV e os jornais farão para ter as informações eleitorais de que necessitam. A união das empresas no VNS ocorreu para fazer frente ao grande investimento que um sistema de pesquisa de última geração requer. Como diversos executivos nas maiores companhias de mídia duvidam que o ele estará funcionando bem na eleição de 2004, propostas alternativas estão sendo lançadas. Uma possibilidade é que os seis sócios do projeto (AP, ABC, CBS, NBC, Fox News e CBS) criem juntos um novo sistema, contratando um instituição acadêmica ou organização independente para produzir as pesquisas. Outra idéia é que a AP, que já possui um sistema próprio, crie um segundo para uso dos cinco sócios e dos antigos clientes do VNS. A vantagem é que os recursos já existentes na agência serviriam de mecanismo de segurança para conferir se os dados produzidos são corretos.

Jim Rutenberg, do New York Times [30/12/02], reporta que há também a possibilidade mais remota de os trabalhos de análise e projeção ficarem a cargo da CNN, que produziu dados próprios em algumas regiões nas última votação. Assim, as outras emissoras ficariam livres para buscar parcerias e criar sistemas menores, como os que existiam antes de 1988. Antes da união das redes de TV, veículos da imprensa escrita participavam dessas parcerias, mas eles se viram obrigados a virar clientes do VNS quando este surgiu, pois não tinham dinheiro para criar meio próprio.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem