Sábado, 16 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

PRIMEIRAS EDIçõES > 3º FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Convite à aventura do jornalismo

Por lgarcia em 24/07/2002 na edição 182

3? FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

O Le Monde Diplomatique-BR e a Agência IPS lançaram o portal Porto Alegre 2003, iniciativa que pretende estimular a prática da nova imprensa independente, que se espalha pelo mundo. O portal quer unir os interessados em criar, no Brasil, uma agência de notícias que resista ao pensamento único.

A página, produzida com a colaboração do movimento ATTAC (que defende a cobrança de uma taxa sobre as transações financeiras internacionais, que seria aplicada no combate à pobreza), renova o compromisso que estas organizações mantêm com o Fórum Social Mundial (FSM) desde 2000, quando surgiu a idéia de um encontro mundial de alternativas ao neoliberalismo. O novo portal reúne em seu acervo as centenas de textos, em diversos idiomas, incorporados ao site Porto Alegre 2002, que o antecedeu.

O portal será composto de seis sites independentes e articulados, que estrearão nas próximas semanas, atualizados semanalmente, para analisar em profundidade os acontecimentos internacionais mais relevantes. Eles difundirão textos publicados por centenas de publicações, em papel ou eletrônicas, que compõem hoje a nova imprensa independente, surgida paralelamente ao movimento por um mundo novo.

Um dos sites do portal será Ciranda Brasil, embrião de agência de notícias criada para enfrentar o controle monopolista dos meios de comunicação. Para isso será necessária a soma de muitos esforços. Porto Alegre 2003 não será construído apenas por sua pequena equipe de redação. Está aberto à colaboração de pessoas que se empenhem em construir, em oposição à imprensa de mercado e à barbárie, um jornalismo para a transformação.

Dos seis sites, um já está disponível. É Outro Olhar, dedicado ao exame da globalização e de suas conseqüências ? em debate, no momento, estão a crise financeira que ameaça tragar o Cone Sul, a Alca, o fracasso do encontro internacional convocado pela FAO para discutir a erradicação da fome, os preparativos dos EUA para novas guerras imperiais, as tramas da Organização Mundial do Comércio em favor de uma hiperglobalização, os dramas e impasses da condição de jornalista. Participam, entre outros, Gabriel García Marquez, Noam Chomsky, Chico de Oliveira, Eduardo Galeano, Ignacio Ramonet, Marcos Arruda, Jorge Beinstein, Norman Solomon, Marta Hannecker, Fidel Castro. Também destaca textos de ativistas de movimentos sociais como Greenpeace, IndyMedia, ATTAC Brasil, CorpWatch.

Os cinco novos sites são: Outro Mundo (dedicado ao debate de alternativas), Outro Movimento (sobre as grandes jornadas de luta por uma nova sociedade), Rumo a Porto Alegre 2003 (com informação completa sobre o 3? Fórum Social Mundial), Outras Notícias (o melhor da imprensa independente internacional, numa seleção feita por Le Monde Diplomatique e IPS) e Ciranda Brasil .

A equipe fixa conta com cinco pesquisadores e redatores, sediados numa pequena sala em São Paulo e num computador em Porto Alegre. Mas a tarefa a que nos propomos é cada vez mais vasta, exige a colaboração de muitas mentes e muitos braços. O interessado receberá, por meio do boletim Outras Palavras, convites para participar da aventura que é construir um jornalismo livre, como pesquisador, redator, repórter, fotógrafo, artista gráfico, cartunista, tradutor, divulgador. E experiência para isso já existe: durante o 2? Fórum Social Mundial, foi criada, em Porto Alegre, a Ciranda Internacional da Informação Independente, reunindo centenas de redatores, ligados a dezenas de publicações independentes, de mais de 10 países, que produziu, para o FSM, uma cobertura que priorizou conteúdos e desprezou o sensacionalismo: mais de 50 mil páginas foram visitadas, a cada dia, por leitores de todo o mundo.

E-mails


Para participar, desde já, da cobertura tanto do 3? Fórum Social Mundial quanto da realidade que ele quer transformar, escreva para <ciranda@ciranda.net>.

Outras Palavras é o boletim de atualização do portal Porto Alegre 2003. Para receber envie mensagem em branco a <outraspalavras-subscribe@yahoogroups.com>.

Endereços

Porto Alegre 2003 <http://www.portoalegre2003.net>

Le Monde Diplomatique-BR <http://www.diplo.com.br>

Agência IPS <http://www.ipsnews.net>

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem