Terça-feira, 17 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

PRIMEIRAS EDIçõES > UNIVALI

Crítica regular e sistemática

Por lgarcia em 05/12/2001 na edição 150

UNIVALI

Victor Gentilli

Os textos publicados neste Observatório sempre serviram como material didático nos cursos de Jornalismo. Mas a atividade regular, sistemática, organizada de crítica de mídia ainda não tinha sido incorporada como prática permanente. O curso de Jornalismo da Univali, pela primeira vez, inova com o site Monitor de Mídia, projeto coordenado pelo professor Rogério Christofoletti. Diariamente, professores e alunos avaliam a qualidade do noticiário do Diário Catarinense, de A Notícia e do Jornal de Santa Catarina, apontando deslizes e erros ou ressaltando aspectos positivos.

O site tem renovação quinzenal. Por enquanto, ainda se trata de um projeto isolado envolvendo poucos professores e alunos. Mas o fato de manter uma pagina regular e atualizada periodicamente permite que o cidadão de Santa Catarina encontre um espaço de crítica de mídia local. A importância da iniciativa e o fato de estar cumprindo seus objetivos sem maiores dificuldades mostram que a universidade pode se relacionar com o mercado sem perder o indispensável espírito crítico.

O Observatório da Imprensa saúda este pioneirismo e reafirma sua disposição de participar de parcerias e iniciativas conjuntas.

Nas próximas edições do Observatório, mais informações sobre a iniciativa da Univali, e também sobre o projeto SOS Imprensa, realizado pela UnB e outras instituições de Brasília que igualmente atuam na relação mídia e sociedade.

O site e sua organização

Na edição que está no ar o Monitor da Mídia, na seção Diagnóstico, traz profunda discussão acerca da relação jornalista x fonte de informação. O ponto de partida é a viagem aos Estados Unidos do governador Esperidião Amin: dois jornalistas do estado fizeram a cobertura. Quais os compromissos de um repórter nesta condição? O que o leitor pode esperar dele? Como manter independência e profissionalismo?

Outra novidade do site: a nova seção Artigos, com textos científicos sobre o jornalismo em Santa Catarina. Esta pequena biblioteca de comunicação regional reflete uma parcela da produção das universidades e mesmo do mercado de trabalho na discussão sobre o campo jornalístico.

Veja também

Monitor da Mídia da Univali

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem