Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > REVISTAS

Críticas de um ex-colega

Por lgarcia em 12/12/2001 na edição 151


CBS NEWS

Bernard Goldberg, correspondente da CBS News por 28 anos, decidiu revelar os bastidores da emissora que deixou no ano passado. No livro intitulado Bias (preconceito, inclinação), a ser lançado em breve pela editora Regnery Publishing, o jornalista relata conversa com o presidente do canal, Andrew Heyward, em que este admite que a CBS tem inclinação liberal. "Todas as redes se inclinam à esquerda", teria justificado Heyward, ressaltando: "Se você repetir isso, eu vou negar."

Goldberg já acusou a emissora de ser tendenciosa em artigo para o Wall Street Journal, em 1996. Howard Kurtz [Washington Post, 3/12/01] conta que alguns funcionários da CBS ficaram abalados com a declaração do ex-colega, especialmente porque Heyward, amigo antigo, se recusou a demiti-lo após a publicação do artigo e o manteve na lista de pagamento até que completasse 55 anos e tivesse direito a aposentadoria maior.

Atualmente trabalhando para o Real Sports, da HBO, Goldberg diz ter escrito o livro porque se importa com o jornalismo, e afirma que "deixou de fora um punhado de coisas que realmente podem embaraçar as pessoas". Em "Bias", descreve o âncora Dan Rather como um homem generoso, mas "brutal e inflexível". Rather não quis comentar, mas em 1996 disse ao Dallas Morning News que não se deixaria intimidar por ninguém, ao que Goldberg escreveu em resposta: "Por que é que quando jornalistas escrevem algo duro sobre outras pessoas isto se chama ?notícia?, mas quando escrevem sobre jornalistas como Dan Rather se chama ?intimidação??"

Outro ponto ao qual dedica atenção é a questão racial na emissora. Segundo ele, em 1999, durante matéria para o 48 Hours sobre uma adolescente presa, um chefe perguntou ao produtor: "Como ela é?" "Ela é negra", respondeu o outro, "mas de pele clara". Para Goldberg, o produtor sentiu que devia dizer isto para receber permissão para continuar com a matéria. Cita também um trecho revelador do guia do programa: "A aparência conta, também. Isto é televisão, afinal. Você pode ter a personalidade mais articulada do mundo, mas se tiver barba ou não tiver dentes, ninguém vai escutar o que ela diz." Susan Zirinsky, produtora executiva do 48 Hours, afirma que o jornalista faz acusações sem provas, e diz que o documento citado não é de "sua era" e não está mais em uso.

 

REVISTAS

O jornalismo em língua inglesa na Ásia perdeu uma revista semanal e viu outra ser drasticamente reduzida no último mês. A AOL Time Warner anunciou o fechamento da Asiaweek, que controlava desde 1985, por causa do colapso no mercado publicitário americano. Já a Dow Jones & Co., que publica Far Eastern Economic Review, juntou a equipe editorial desta à da Asian Wall Street Journal, cortando 36 empregos, a maioria na Review.

Na opinião de Mark Landler [The New York Times, 3/12/01], as medidas indicam a decadência de uma tradição de revistas independentes que cobrem a Ásia com a familiaridade dos nativos e a distância crítica dos estrangeiros. Philip Bowring, colunista do International Herald Tribune, acredita que houve uma "deterioração da diversidade de opiniões e análises dos eventos políticos e de negócios" nos países do sudeste asiático, embora muitos de seus habitantes falem inglês e desejem vozes alternativas à mídia local, freqüentemente controlada pelo governo.

As duas revistas em questão tinham, a princípio, a política regional como foco, mas passaram a enfatizar a cobertura de negócios e tecnologia. O novo formato, observa Bowring, veio em hora errada: a maioria das economias asiáticas enfrenta mau tempo e a crise das empresas pontocom foi devastadora.

Os editores das publicações defendem a mudança editorial, insistindo que foi bem-sucedida, ao menos no que diz respeito aos leitores: a Economic Review viu sua circulação crescer em 2,8% na primeira metade de 2001; ainda assim, continuou a perder dinheiro.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem