Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Curso de guerra

PROFISSÃO PERIGO

Em matéria para USA Today (15/3/02), o repórter Gregg Zoroya conta sua experiência no curso de técnicas de sobrevivência para jornalistas. Oferecido pela Centurion Risk Assessment Services, o curso de cinco dias ocorre mensalmente na Inglaterra e uma vez por mês na Virginia, EUA ? onde Zoroya esteve ? e ensina como agir em caso de seqüestro. Os alunos pagam US$ 2.100 para se submeter, de mentirinha, ao que Daniel Pearl experimentou, com fim trágico.

Ativistas da liberdade de imprensa alertam que os repórteres viraram alvos nesta guerra contra o terrorismo: foram nove mortos em apenas cinco meses, um número altíssimo, considerando que o saldo da guerra do Vietnã foi de 60 profissionais mortos em 21 anos. Em resposta, muitas organizações noticiosas estão enviando funcionários a cursos como esse: na lista de clientes da companhia estão The New York Times, The Washington Post, Associated Press, ABC News, Time e Reuters. Paul Rees, fundador da Centurion, afirma que o tamanho das classes aumentou de 15 alunos em média para 25 depois do 11 de setembro. No curso aprende-se também a evitar perigos no campo de batalha e a tratar de ferimentos.

Susan Bennet, que administra o Memorial de Jornalistas do Freedom Forum, acha que o treinamento pode ser útil. Joel Simon, do Comitê de Proteção aos Jornalistas, opina: já que os repórteres estão comprometidos a cobrir a guerra ? importante demais para evitar ?, é melhor que o façam da maneira mais segura possível. "Acho que todos entendem que não dá para eliminar riscos, porque eles sempre estarão lá, mas pode valer a pena expor-se a um risco calculado."

NEW YORK SUN

O novo diário conservador de Nova York já tem data marcada para estrear: 16 de abril. Será editado por Seth Lipsky, ex-editor da Forward, e financiado pela Hollinger International, do canadense Conrad Black.

Inicialmente, o New York Sun vai ter entre 12 e 18 páginas, tiragem de 60 mil cópias disponível em 4 mil bancas ? 40% do total de cinco bairros ?, circulação de segunda a sexta-feira e preço de capa de 50 centavos. Com uma equipe de menos de 25 pessoas, o jornal terá colaboradores como Peggy Noonan, ex-assessora de Ronald Reagan, e R. Emmett Tyrrell Jr., editor-chefe da American Spectator. Ira Stoll, que edita o sítio Smartertimes.com, é o editor administrativo do Sun. De acordo com Keith J. Kelly [New York Post, 20/3/02] e Paul D. Colford [New York Daily News, 20/3], alguns refugiados de revistas e sítios que fecharam recentemente ? Seth Mnookin, colunista de mídia do Inside.com, e Jonathan Mahler e Ellen Kampinsky, da Talk ? também participam da nova publicação.