Victor Gentilli
esconfiança e incompreensão marcam a relação entre os jornalistas e suas fontes de informação. Quando as fontes dominam um saber que os jornalistas desconhecem, a tensão tende a tornar-se muito mais intensa. É o que ocorre no jornalismo científico. Pude comprovar isso claramente numa pesquisa que realizei sobre o jornalismo de saúde e educação. Em especial num evento de dois dias, patrocinado pela UFES, pela USP, pela Prefeitura de Vitória (por seu programa de apoio à ciência e tecnologia) e pela Fundação MacArthur.
Jornalistas e profissionais de saúde trocaram experiências e vivenciaram suas dificuldades de relacionamento num workshop que colocou frente a frente profissionais de áreas tão distintas, mas que, cada vez mais, necessitam de um relacionamento mais intenso [ver remissão no pé da página].
Economistas, físicos, cientistas políticos, meteorologistas, antropólogos, médicos, engenheiros, biólogos, cientistas de um modo geral, cada vez mais o jornalista se apropria de saberes especializados e os decodifica nos jornais, nas rádios, nas TVs, nas revistas gerais ou especializadas. E o círculo vicioso da desconfiança e da incompreensão se retroalimenta neste movimento.
O Curso de Especialização em Jornalismo Científico, oferecido pelo Labjor [ver abaixo] constitui-se, a meu ver, iniciativa capaz de quebrar este círculo vicioso e permitir uma efetiva capacitação tanto aos jornalistas como a todos os profissionais que dominam um saber que necessita da “tradução” jornalística para atingir o grande público.
Total de inscrições: 145
Jornalistas: 97
- Recém-formados, que trabalham em jornalismo: 32
- Não-recém-formados, que trabalham em jornalismo: 58
- Recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 4
- Não-recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 3
Outros (físicos, químicos, biólogos, sociólogos etc.): 48
- Área de Ciências Exatas: 6
- Não-recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 5
- Recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 1
Área de Ciências Biomédicas: 16
- Não-recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 9
- Recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 7
Área de Tecnologia: 10
- Não-recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 10
Área de Ciências Humanas: 16
- Não-recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 4
- Recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 10
- Não-recém-formados, que trabalham em jornalismo: 2