Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Curso rompe círculo vicioso

Victor Gentilli

 

D

esconfiança e incompreensão marcam a relação entre os jornalistas e suas fontes de informação. Quando as fontes dominam um saber que os jornalistas desconhecem, a tensão tende a tornar-se muito mais intensa. É o que ocorre no jornalismo científico. Pude comprovar isso claramente numa pesquisa que realizei sobre o jornalismo de saúde e educação. Em especial num evento de dois dias, patrocinado pela UFES, pela USP, pela Prefeitura de Vitória (por seu programa de apoio à ciência e tecnologia) e pela Fundação MacArthur.

Jornalistas e profissionais de saúde trocaram experiências e vivenciaram suas dificuldades de relacionamento num workshop que colocou frente a frente profissionais de áreas tão distintas, mas que, cada vez mais, necessitam de um relacionamento mais intenso [ver remissão no pé da página].

Economistas, físicos, cientistas políticos, meteorologistas, antropólogos, médicos, engenheiros, biólogos, cientistas de um modo geral, cada vez mais o jornalista se apropria de saberes especializados e os decodifica nos jornais, nas rádios, nas TVs, nas revistas gerais ou especializadas. E o círculo vicioso da desconfiança e da incompreensão se retroalimenta neste movimento.

O Curso de Especialização em Jornalismo Científico, oferecido pelo Labjor [ver abaixo] constitui-se, a meu ver, iniciativa capaz de quebrar este círculo vicioso e permitir uma efetiva capacitação tanto aos jornalistas como a todos os profissionais que dominam um saber que necessita da “tradução” jornalística para atingir o grande público.

 

Total de inscrições: 145

Jornalistas: 97

  • Recém-formados, que trabalham em jornalismo: 32
  • Não-recém-formados, que trabalham em jornalismo: 58
  • Recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 4
  • Não-recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 3

Outros (físicos, químicos, biólogos, sociólogos etc.): 48

  • Área de Ciências Exatas: 6
  • Não-recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 5
  • Recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 1

Área de Ciências Biomédicas: 16

  • Não-recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 9
  • Recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 7

Área de Tecnologia: 10

  • Não-recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 10

Área de Ciências Humanas: 16

  • Não-recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 4
  • Recém-formados, que não trabalham em jornalismo: 10
  • Não-recém-formados, que trabalham em jornalismo: 2

 

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Curso de Jornalismo Científico 1 e 2