Terça-feira, 18 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1004
Menu

PRIMEIRAS EDIçõES > TV ADOLESCENTE

D.C.

Por lgarcia em 31/10/2001 na edição 145

MTV

"Para público da MTV, TV é adulta demais", copyright Folha de S. Paulo, 25/10/01

"Pesquisa encomendada pela MTV mostra que o público da emissora considera as TVs concorrentes excessivamente adultas, apelativas e repetitivas.

A pesquisa, realizada em agosto, tinha o objetivo de avaliar a marca MTV. Foram ouvidos 48 jovens de 15 a 29 anos, da classe AB, em seis grupos de discussão.

As entrevistas concluíram que o jovem que assiste à MTV vê o noticiário das outras emissoras muito centrado em assuntos políticos e econômicos, temas ?sérios? demais para quem gosta de música.

A TV Globo foi massacrada pelas pessoas entrevistadas. A emissora seria policialesca, massificadora, fingida e teria medo de arriscar para não fugir a um ?padrão de qualidade?.

Se fosse uma bebida, a Globo seria um destilado. O SBT seria água de torneira ou cachaça, e a TV Cultura, refrigerante, suco ou vinho. Já a MTV seria algum drinque com energético, algo semelhante ao canal pago SporTV.

De acordo com a audiência da MTV, a Globo vestiria terno e gravata de grife. A imagem do SBT seria parecida com o visual de Gugu Liberato, rodeado de mulheres seminuas. O canal Sony usaria roupa casual, e a MTV, figurino colorido e moderno."

 

A PADROEIRA

"Globo estica ?A Padroeira? por um mês", copyright O Estado de S. Paulo, 26/10/01

"O autor Walcyr Carrasco terá de fazer milagre com os capítulos de A Padroeira. A trama das 6 da Globo ganhará quase um mês a mais de fôlego, será esticada até o fim de fevereiro, por conta da trocade novelas para estrearem no horário.

A Dança da Vida, novela de Maria Adelaide Amaral prevista para entrar em janeiro no lugar da Padroeira, acabou adiada pela emissora. Com isso, outra trama, Coração de Estudante, de Emanuel Jacobina – autor de Malhação – foi aprovada às pressas e deve estrear em março como a nova novela das 6.

A emissora já iniciou o processo de escolha de elenco da nova trama, que faz parte do núcleo do diretor Ricardo Waddington.

Seguindo a linha de sucesso de Malhação, a nova novela das 6 aposta no público jovem. A história se passa em uma república estudantil, localizada em uma cidade história de Minas Gerais.

O romance principal envolve a filha de um fazendeiro poderoso e um professor universitário recém-chegado ao local.

Coração de Estudante será uma novela rural, e abordará também questões ligada à ecologia."

 

TV ADOLESCENTE

"Adolescentes entram em foco (de novo) na TV", copyright O Estado de S. Paulo, 27/10/01

"As tendências na TV vêm em ondas como o mar. Em determinado momento, no mesmo, todas as emissoras decidem investir em determinado segmento, gênero ou programa.

Não se pode creditar essa ?coincidência? ao acaso, mesmo porque todas as redes dispõem hoje, em condições de quase igualdade, de ferramentas para detectar os sinais do desejo de todos os segmentos de telespectadores: as pesquisas, por exemplo. Deve ser por causa delas que agora, mais uma vez, os adolescentes voltam ao foco dos canais, movimentando os bastidores e forçando uma espécie de juvenilização da TV.

Novidades que vêm juntar-se à turma que já está em campo – entre eles, Luciano Huck, Sérgio Groisman, Adriane Galisteu, Luciana Gimenez, Sabrina Parlatore, Babi, Celso Portioli, sem contar o pessoal especializado da MTV – confirmam a tendência da nova temporada.

Dentro de dez dias, Otaviano Costa vai acotovelar Claudete Troiano na Record com um programa diário em que promete responder questões a respeito de sexo, cursos, profissionais e finanças. Em seu posto na Band (herdado de Luciano Huck) ficou Sabrina Parlatore (ex- MTV), que vai ter como colega Marcos Mion, a última estrela da MTV que não resistiu ao chamado de um canal aberto.

Nessa mesma época, o SBT coloca no ar Zapping Zone, em que meia dúzia de apresentadores se revezam na apresentação de competições, brincadeiras e, claro, distribuição de prêmios. A Globo que já tem em sua grade Caldeirão do Huck, Altas Horas, Sandy & Júnior e a bem-sucedida novelinha Malhação (28 pontos de média no ibope na Grande São Paulo) não se dá por satisfeita e abre mais o leque.

Além de bater cabeça na reformulação do programa da Sandy, deu a um autor de Malhação, Emanoel Jacobina, a incumbência de escrever a próxima novela das 6 – Coração de Estudante – e trabalha em um programa (que tenta inutilmente manter sob sigilo) chamado Como Educar Seus Pais.

Não se pode garantir o sucesso, uma vez que experiências anteriores sinalizaram a resistência do público jovem para com a Globo, que julgam careta (pesquisa com espectadores da MTV indica que a percepção é a de que a Globo tem medo de arriscar para não fugir ao seu padrão de qualidade).

Tiveram vida curta Jogo da Radical, TVZorra (com o Thunderbird), Ponto a Ponto e o Sociedade Anônima, que decretou o fim da carreira do Cazé na Globo.

Os jovens, mais críticos do que a maioria da inteligência das emissoras acreditavam, merecem programas menos engravatados do que a Globo consegue fazer e menos bobocas do que a média que está no ar. Está na hora, o momento é propício por causa da grande concorrência, de agregar um pouco mais de informação ao que a juventude maltratada do Brasil consome a cada dia pela TV."

    
    
                     
Mande-nos seu comentário

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem