Domingo, 20 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

PRIMEIRAS EDIçõES > GLOBO vs. SBT

Daniel Castro

Por lgarcia em 12/12/2001 na edição 151

MERCADO & IBOPE

"Globo adia gravação de ?Vale Tudo? em espanhol", copyright Folha de S. Paulo, 8/12/01

"A primeira produção da Globo exclusiva para o mercado internacional não vai mais começar a ser gravada em janeiro. As primeiras cenas da versão em espanhol da novela ?Vale Tudo?, de Gilberto Braga, só deverão ser registradas em fevereiro, após o Carnaval.

A novela, que se chamará ?Vale Todo?, ainda mantém a previsão de estréia, na rede hispânica Telemundo, dos EUA, em março.

A Globo decidiu adiar o início das gravações para economizar. Com o Carnaval, a produção teria que parar durante cerca de dez dias. Nesse período, a emissora teria que arcar, por exemplo, com a hospedagem de um elenco ocioso -que será formado por atores mexicanos, venezuelanos, colombianos e norte-americanos. As gravações serão no Rio.

Extraoficialmente, há outra justificativa: faltando menos de um mês para o início das gravações do cronograma original, os atores ainda não foram contratados. Há também o fato de a Telemundo ter sido vendida, após assinar contrato com a Globo, para o grupo que controla a rede NBC.

?Vale Todo? será o primeiro resultado de uma negociação que já dura mais de dois anos. Cada um dos 150 capítulos da novela deverá custar US$ 63 mil."

***

"TV estréia atração para negros de classe média", copyright Folha de S. Paulo, 4/12/01

"Rede TV! planeja colocar no ar no ano que vem um programa semanal dirigido a negros de classe média. A atração vai inicialmente estrear como um quadro do ?Noite Afora?, em janeiro, e será apresentado pela atriz Luisa Mell.

Para elaborar o programa, que se chamará ?Etnic?, a emissora convidou José Luiz de Paula Jr., 45, negro, designer especializado em cosméticos, ex-professor de história da faculdade paulistana ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

Segundo Paula Jr., institutos de pesquisa apontam uma comunidade de 8 milhões de negros de classe média no Brasil (de um total de 78 milhões de afrodescendentes). Para esse público, o designer quer um programa que fale de negros que tiveram êxito e que dê dicas de consumo e de beleza.

?Quero oferecer sonhos à comunidade negra, mostrar que o que importa é ter bom gosto, saber apreciar um bom vinho, por exemplo. Vamos falar de marcas de prestígio, um código de etiqueta, sem ser arrogante?, diz.

Paula Jr. diz que a atração não será ?paternalista? nem alimentará discursos de defesa racial."

***

"Bancos estrangeiros já assediam redes de TV", copyright Folha de S. Paulo, 6/12/01

"Já começou a corrida pela capitalização internacional das emissoras de TV brasileiras. Além do assédio de grandes conglomerados mundiais de comunicação -como Disney e Telefônica-, as redes estão recebendo visitas quase diárias de executivos de bancos de negócios, especializados em investimentos.

Circularam pelos corredores das emissoras de TV, nos últimos 15 dias, representantes dos bancos Merril Lynch, BearStern?s e Deutch Bank, entre outros. Essas instituições avaliam a receptividade das TVs a novos sócios e buscam dados financeiros e patrimoniais das empresas.

A partir dessas informações, elaboram ?business plans? (planos de negócios), relatórios que visam ?vender? determinada empresa a investidores estrangeiros, que podem não ser, necessariamente, do ramo de comunicações. Emenda constitucional que abre empresas de radiodifusão ao capital externo está em análise na Câmara dos Deputados.

A Rede TV! possui um desses ?business plan? circulando nos mercados internacionais desde agosto de 1999. O documento é do banco Lehman Brothers."

 

GLOBO vs. SBT

"Tribunal de Justiça mantém ?Casa dos Artistas? no ar e SBT ataca Globo", copyright Folha de S. Paulo, 7/12/01

"A 5? Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu ontem manter no ar o programa ?Casa dos Artistas?, do SBT, em julgamento de agravo regimental impetrado pela Endemol contra decisão do desembargador Marcus Andrade, que no último sábado cassou liminar, concedida na véspera por juiz de Osasco, determinando a suspensão da exibição do ?reality show?.

Foi a segunda vez que a câmara analisou o assunto. A primeira, em novembro, foi de uma liminar obtida pela Globo contra o SBT. Dessa vez, é a Endemol que acusa a Intermídia (que registrou o ?roteiro? de ?Casa dos Artistas?) de plagiar ?Big Brother?, do qual detém os direitos autorais, vendidos para a Globo em agosto.

No julgamento, dois desembargadores (Marcus Andrade e Rodrigues de Carvalho) votaram a favor do SBT. Boris Kauffmann votou contra. Para Andrade, ?Casa dos Artistas? não é plágio porque apenas copiou a ?idéia central? de ?Big Brother? (o confinamento de pessoas em casa monitorada por câmeras), o que não é protegido pela legislação brasileira. Andrade sustenta que só haveria plágio se houvesse roteiro, e ?reality shows? não os possuem.

Em nota oficial, o SBT voltou a atacar a Globo. Diz que negociou com a Endemol, no ano passado, a produção de ?Big Brother?, mas que desistiu porque a produtora queria uma associação, o que seria afronta à Constituição, que veta capital estrangeiro em mídia.

?A Endemol conseguiu se associar à Globo, já que seu interesse era entrar no Brasil. (…) Será que se deve a essa associação o súbito entusiasmo da TV Globo pela emenda constitucional que permite a participação de empresas estrangeiras na televisão brasileira??, indaga o comunicado. Na verdade, Globo e Endemol criaram uma terceira empresa, para produção de programas de TV.

Diz ainda o comunicado que o ?SBT considera a paternidade da Endemol sobre a idéia de ?Big Brother? uma ficção?. Refere-se a programas semelhantes a ?Big Brother? produzidos anteriormente por TVs dos EUA e ao livro ?1984?, de George Orwell, sobre uma sociedade controlada por um Estado por meio de câmeras.

A assessoria da Globo informou que a emissora não vai se pronunciar sobre o assunto. O departamento jurídico da rede estuda novos recursos."

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem