Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Daniel Castro

QUALIDADE NA TV

ASPAS

AUDIÊNCIA & MERCADO

"Globo transfere ?Faustão? para SP em maio", copyright Folha de S. Paulo, 28/04/01

"O ?Domingão do Faustão?, da Globo, deverá ser transmitido diretamente de São Paulo durante todo o mês de maio. O programa, atualmente gerado nos estúdios da Globo no Rio, irá pegar carona nas semifinais e finais do Campeonato Paulista de futebol.

A mudança para São Paulo, embora provisória, é mais uma tentativa da Globo de recuperar a audiência do programa na cidade, principal mercado publicitário do país. Em maio, completa-se um ano de derrotas consecutivas -quebradas por duas vitórias- do ?Domingão do Faustão? para o ?Domingo Legal?, do SBT. A atração da Globo supera a do SBT no Ibope nas demais capitais, mas, para o mercado, o que vale são os números de São Paulo.

A mudança deverá ocorrer a partir do dia 7, com um cenário improvisado. Anteontem, as produções dos programas gravados em São Paulo, como a do ?Altas Horas?, foram informadas de que não poderão mais usar seus estúdios nos finais de semana.

A idéia da Globo é ?emendar? as transmissões do futebol, a partir das 16h, com o ?Domingão?, às 18h, e tentar manter a audiência dos jogos. Cogita-se levar Fausto Silva, que já foi repórter esportivo, para os estádios. Fausto participaria das transmissões do futebol e, ao fim do jogo, iria de helicóptero para o estúdio, no Brooklin (zona sul). Para vingar, no entanto, o plano depende do sucesso do Corinthians, time de maior torcida."

Missão – O SBT contratou o publicitário José Francisco Queiróz, especializado em mídia (área das agências que escolhe os veículos em que serão veiculadas as campanhas). Queiróz assume dia 14 com a missão de convencer anunciantes de que o SBT é uma boa alternativa para seus investimentos.

Barraco – Ex-apresentadora do extinto ?Aqui Agora?, do SBT, Cristina Rocha assume terça-feira como apresentadora do ?Mulheres?, da Gazeta, que perdeu Márcia Goldschmidt e Leão Lobo para a Band.

Blecaute – A maré continua ruim para Xuxa. A apresentadora teve de interromper as gravações do ?Planeta Xuxa?, na quarta, porque um gambá entrou na caixa de força dos estúdios da Globo, que ficaram sem energia elétrica.

Tesoura – Consultor de moda do presidente Fernando Henrique Cardoso, Claudio Vaz não emplacou na TV. Seu contrato com a Rede Mulher foi rescindido anteontem.

Duelo – Giovana Antonelli e Letícia Spiller são as finalistas na seleção da intérprete da protagonista da novela ?O Clone?, da Globo."

***

"Ibope ameaça punir TV que divulgar audiência", copyright Folha de S. Paulo, 26/04/01

"O Ibope está criando uma equipe para monitorar a programação das TVs. O instituto irá gravar programas e detectar quais deles anunciam no ar que estão ?em primeiro ou segundo lugar? na medição de audiência.

A emissora que for flagrada divulgando seu ibope será punida. ?Estaremos cortando o envio das audiências em tempo real, sem prévio aviso, para o canal infrator?, diz Dora Câmara, diretora do Ibope Mídia.

Na Grande São Paulo, o Ibope coleta em tempo real a audiência das TVs. Os dados, de uma base de 660 domicílios, são enviados minuto a minuto para as emissoras. São uma ferramenta importante para programas ao vivo. Determinada atração fica mais ou menos tempo no ar dependendo dos números do Ibope.

As emissoras não têm cumprido acordo com o Ibope que as impede de divulgar índices de audiência. É o caso, por exemplo, do ?Eu Vi na TV?, da Rede TV!.

O instituto afirma que a divulgação da audiência prévia causa distorções. Isso porque a medição instantânea nem sempre processa dados de todos os domicílios da amostra. E os números apurados pelas emissoras podem ser diferentes dos oficiais do Ibope."

O FENÔMENO SANDY

"Beijo de Sandy ofusca CPI do painel", copyright O Estado de S. Paulo, 28/04/01

"O que é mais importante, a lavagem de roupa suja de Arruda e ACM no Senado ou o beijo de Sandy e de Guilherme Fontes na novela das 6?

Por mais estranho que possa parecer, uma grande parcela dos brasileiros dirá que está mais interessada no beijo de Cristal e seu padrinho na new hippie Estrela-Guia do que no enrosco em que se meteram os políticos acusados de violar o painel eletrônico do Senado.

Pode até soar como jargão, mas a cantora Sandy é o fenômeno do momento, aparentemente mais forte do que Xuxas e Angélicas. Campeã em venda de discos e shows da dupla que forma com o irmão, a garota estrela uma história tão insossa quanto sua interpretação da heroína Cristal. A novela tem um textinho fraco e personagens capazes de constranger até novatos, quanto mais atores experientes como Nelson Xavier (Purunam) e Mônica Torres (Sukham).

Mas trama, cenário e elenco não passam de pretexto para Sandy brilhar. A Globo sabia de antemão do desejo do público de ver a menina diariamente, mesmo que a cada cena ela pareça declamar ?batatinha quando nasce?.

Estrela-Guia, montada para Sandy sob as condições impostas por ela e seus pais – entre elas a contratação compulsória do irmão Júnior e prazo para encerrar a novela -, está correspondendo às expectativas da emissora. Tem registrado uma audiência tão boa quanto a de O Cravo e a Rosa: 33 pontos de média no Ibope (cerca de 2,7 milhões de telespectadores na Grande São Paulo).

O zelo pela nova galinha dos ovos de ouro levou a Globo até a restringir a independência de nove anos do Casseta & Planeta quando os rapazes quiseram fazer graça às custas dela. Para resguardar a intimidade de Sandy, pediu para os cassetas mudarem o título da sátira Estrela-Virgem. Foi ao ar com o nome de Estrela-Guria.

Tal reverência tem lá suas justificativas. Hoje, Sandy é o objeto do desejo do público e, em conseqüência, dos meios de comunicação. Não há capa de revista que venda mais do que as que estampam o rostinho angelical da filha de Xororó. Em pesquisa de uma revista masculina, ela liderou o ranking das mulheres que os leitores têm vontade de ver nuas.

Curiosamente, no país das preparadas, cachorras e popozudas, os marmanjos babam por uma mocinha tímida, magrinha, declaradamente virgem e vigiada pela família como uma donzela feudal. Essa devoção, claro, tem seu lado perverso, mas tem uma explicação mercadológica.

Sandy representa o ápice da era do jovem. A moçada que só tinha Sérgio Groisman como cúmplice nos anos 90, passou a ser prioridade de quase todas as emissoras. É Show (Rede TV!), Programa Livre (SBT), Altas Horas, Sociedade Anônima, Caldeirão do Huck, Malhação, Estrela-Guia e Um Anjo Caiu do Céu (Globo), Superpositivo e Território Livre (Band) e A Turma da Cultura são algumas opções, fora a MTV.

Mas nenhum dos personagens que transitam no universo teen do show biz, no entanto, conseguiu a unanimidade de que Sandy desfruta hoje. Cortejada por fãs enlouquecidos, a menina é a princesinha que chega ao trono da fama sem a menor mácula, defendendo e assumindo atitudes conservadoras, destoantes da conduta predominante entre adolescentes contemporâneas. Talvez por isso o beijo falso de Sandy em Estrela-Guia tenha sido transformado em notícia nacional, ofuscando a realidade descortinada no Senado Federal. (A jornalista Leila Reis escreve aos sábados neste espaço. E-mail: leilareis@terra.com.br)

JÔ SOARES & PETER FONDA

"Jô Soares tropeça em Peter Fonda", copyright O Estado de S. Paulo, 26/04/01

"Foi tudo por acaso. Jô Soares estava em Campo Grande (Mato Grosso do Sul) para um show e, de repente, viu passar pelo corredor de seu hotel o ator norte-americano Peter Fonda.

Com agilidade, o apresentador e humorista pegou uma câmera pessoal, que leva sempre em suas viagens, e lá mesmo registrou a conversa com o astro veterano de Hollywood. O encontro vai ao ar hoje, à meia-noite e meia, no Programa do Jô, da Rede Globo.

Peter Fonda estava em Campo Grande participando de um enduro de motos. Ao ver o ator no hotel, Jô planejou apresentar-se a Fonda na manhã seguinte, para fazer o pedido de entrevista. Ironicamente, foi o próprio ator que procurou o apresentador na quinta-feira, 19 de abril, dizendo que tinha assistido ao seu programa na noite anterior. Jô, então, fez a proposta e Fonda topou.

Na entrevista, o ator comenta passagens de sua carreira, fala sobre o pai, Henry, e a irmã, Jane. Peter Fonda consagrou-se ao lado de Dennis Hopper no cult Sem Destino (1969) e concorreu ao Oscar com o papel de um apicultor em O Ouro de Ulysses (1997)."

REDE TV! EM CRISE?

"A RedeTV! no alvo do Senado", copyright O Estado de S. Paulo, 30/04/01

"Está previsto para hoje, no Senado, mais um round da pendenga entre a RedeTV! e os ex-funcionários da extinta Manchete.

Em meio a tantos episódios ocorridos naquele cenário nos últimos dias, o Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro conseguiu marcar uma audiência pública com o presidente do Senado, Jader Barbalho (PMDB), em Brasília. O sindicato pedirá ao senador que a concessão da RedeTV! não seja homologada até que a dívida trabalhista com ex-funcionários da Manchete seja quitada.

Segundo o presidente do sindicato, Roberto Souza Machado, a audiência também contará com a presença de senadores da Comissão de Educação, entre eles, Eduardo Suplicy (PT). Suplicy foi um dos primeiros políticos a solicitar uma audiência pública sobre o caso, no ano passado.

?A dívida com os trabalhadores ultrapassa os R$ 400 milhões e, pela primeira vez, conseguiremos a atenção do presidente do Senado?, diz Machado. ?Além de impedir a homologação até o pagamento da dívida, queremos que o governo assuma o controle da RedeTV! e abra um processo constitucional de licitação para compra da emissora, não do jeito que foi feito.?

No ar há um ano e meio, a RedeTV! conseguiu aprovar sua concessão na Câmara Federal, mas desde então sua direção vem batalhando pelo endosso do Senado.

?Sei que alguns executivos da RedeTV! andam passeando por Brasília, também tentando sensibilizar os senadores para os problemas da emissora?, diz o presidente do sindicato. ?Mesmo assim, contamos com o bom senso dos governantes.?"

Volta ao índice

Qualidade na TV ? próximo texto

Qualidade na TV ? texto anterior

Mande-nos seu comentário