Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Daniel Castro

BAND: CANAL LIVRE & LEÃO

"Band relança o histórico ?Canal Livre? em maio", copyright Folha de S. Paulo, 25/04/02

"A Band volta a exibir na segunda quinzena de maio o programa ?Canal Livre?, lançado pela primeira vez em 1980 e que foi considerado na época ?sinônimo de independência e de resistência contra o regime militar?. Encerrava sempre com um trecho da Declaração dos Direitos do Homem.

O programa de entrevistas, que teve momentos antológicos, não foi o pioneiro do gênero, mas é mais antigo do que o ?Roda Viva?, da TV Cultura. Na nova fase, será apresentado por Márcia Peltier e dois outros jornalistas, entre eles Fernando Mitre. Irá ao ar aos domingos, das 21h30 às 22h30. Será ao vivo ou gravado no dia.

?A idéia não é fazer um programa chapa-branca, é colocar o entrevistado na berlinda, criar situações de tensão?, diz Rogério Gallo, diretor-geral de programação e produção da Band. O novo ?Canal Livre? irá mostrar imagens de edições históricas. Criado por Fernando Barbosa Lima, teve entre seus apresentadores Marília Gabriela (87/88) e Silvia Poppovic (88/89). A Band estréia em maio dois outros jornalísticos: o ?Jornal Gente? (12h30) e o ?Comando da Madrugada? (sábados, 0h).

Para Gilberto Barros, o Leão, contratado anteontem, a Band tem dois projetos. O primeiro é de um semanal, aos sábados, das 13h às 18h, para competir com o ?Programa Raul Gil?, da Record. O outro é um diário, às 22h. A estréia será em agosto, e um projeto exclui o outro.

OUTRO CANAL

Tempo

Criticado pela cúpula da Band por ser agressivo e não atrair anunciantes, o ?Descontrole?, de Marcos Mion, não vai mudar de horário, mas perderá meia hora. A partir de maio, entrará no ar das 21h às 22h _hoje, começa às 20h30. O ?buraco? será preenchido com aumento do ?Jornal da Band? e do ?Esporte Total?.

TV Nojo

A edição do ?Hipertensão? com personalidades, que vai ao ar em maio, não deverá ter só atores da Globo, mas também esportistas famosos. A emissora avalia que os atores até suportam provas com insetos e roedores, mas não as que exigem muita força.

Dilema

A Record está quebrando a cabeça para formatar o programa de Ney Gonçalves Dias, com estréia prevista para o dia 6, às 16h30. Quer uma ?atração para a família?, mas será inevitável apelar para ?casos fortes para disputar a audiência?.

Telhado

Deverá ficar para junho ou julho a estréia do novo telejornal do SBT, em horário nobre. Silvio Santos queria a atração para maio, mas insiste em contratar Lilian Witte Fibe.

Au-au

Vai se chamar ?LatiShow? o programa que a Rede TV! coloca no ar em maio, aos domingos, por volta do meio-dia. Apresentado por Luísa Mel e voltado para crianças, terá reportagens sobre animais domésticos. Os cenários serão virtuais."

 

GLOBO vs. CASA DOS ARTISTAS

"TV Globo desiste de tentar tirar ?Casa? do ar", copyright Folha de S. Paulo, 26/04/02

"Em petição apresentada ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) na tarde de quarta-feira, advogados da TV Globo comunicaram ao órgão que a emissora desistiu do processo em que, desde novembro do ano passado, tenta tirar do ar o programa ?Casa dos Artistas?, do SBT, que acusa ser um plágio de ?Big Brother?.

A decisão foi tomada após despacho da ministra relatora do caso no STJ, Nancy Andrighi, no último dia 16, em que ela considerou extinto o processo, uma medida cautelar. À Globo, ainda caberiam recursos contra a decisão da ministra, segundo o STJ.

De acordo com a assessoria da Globo, o departamento jurídico da emissora concluiu que são pequenas as chances de êxito na ten tativa de vetar a exibição de ?Casa dos Artistas?, uma vez que a segunda edição do programa já está no fim. O SBT já anunciou a terceira versão para 2 de junho.

Os advogados da Globo vão agora se dedicar a ação indenizatória que julgará se ?Casa dos Artistas? é ou não é plágio de ?Big Brother?, cujos direitos autorais são da Globo. A ação indenizatória corre na 4? Vara Cível de Osasco. A tramitação em todas as instâncias do Judiciário deverá demorar pelo menos quatro anos.

Em novembro, a Globo conseguiu uma liminar em Osasco tirando ?Casa? do ar. A liminar foi cassada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ). A decisão do TJ foi mantida pelo STJ."

 

TV GLOBO

"Para Boni, padrão Globo está em extinção", copyright Folha de S. Paulo, 27/04/02

"Em carta enviada ontem a amigos, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, diz lamentar que o ?padrão Globo de qualidade? esteja em ?fase explícita de extinção?, em referência aos ?reality shows?. A carta de Boni, que foi vice-presidente da Globo até 1997, é uma resposta do executivo ao comunicado oficial, distribuído na sexta-feira da semana passada e assinado por João Roberto e Roberto Irineu Marinho, vice-presidentes das Organizações Globo.

O comunicado afirmava que não têm fundamento os rumores de que Marluce Dias da Silva, que sucedeu Boni no comando da emissora, estaria deixando a TV. Dizia o texto que a família Marinho ?considera impecável a condução que Marluce vem imprimindo à TV Globo? e que ?não há interesse nem necessidade? no retorno de Boni ao comando da TV.

A resposta de Boni está sendo interpretada como um rompimento definitivo com a família Marinho. Até janeiro do ano que vem, Boni cumpre contrato como consultor da Globo.

Em sua carta, afirma que a situação financeira do grupo ?não pode conviver com incertezas?, se referindo à contratação de Henri Phillipe Reichstul para a holding Globopar. Diz que não foi convidado para voltar à TV e lembra que, quando os herdeiros de Roberto Marinho chegaram, a TV Globo já era uma rede líder.

OUTRO CANAL

Zum-zum 1

Foi o assunto do mercado fonográfico ontem: a TV Globo teria conseguido uma liminar impedindo a venda do DVD ?Acústico MTV – Roberto Carlos?, que começaria a ser distribuído anteontem. A Globo (detentora dos direitos de imagem do cantor) e a Sony Music (que lança o DVD) negam a existência da liminar.

Zum-zum 2

A Sony diz que o lançamento atrasará em uma semana por questões meramente industriais _o que pode ter gerado o boato. Mas a Globo afirma que a gravadora não tem autorização para comercializar em DVD o ?engavetado? programa de TV da MTV, gravado há um ano. Vem guerra por aí.

Altura

O capítulo de anteontem de ?O Clone?, em que Xande (Marcello Novaes) e Maysa (Daniela Escobar) resgataram Mel (Debora Falabella) de uma ?boca de fumo?, deu média de 56 pontos. Foi o novo recorde da novela _o anterior, de 4 de abril, era de 55 pontos. Na média dos 178 primeiros capítulos, ?O Clone? continua com 45 pontos.

Calafrio

A cúpula da TV Globo não está sentindo muita firmeza no cantor Tony Garrido, escalado para o ?reality show? ?Fama?. Acha que ele não tem desenvoltura para ser apresentador. Garrido apresentará apenas os shows dos calouros do programa, que estréia hoje com 20 minutos às 18h."

 

"Boni se manifesta. E Marluce não sai", copyright O Estado de S. Paulo, 27/04/02

"Pela primeira vez desde que foi afastado do poder executivo da TV Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, fez comentários sobre as condições em que deixou a emissora e a gestão de Marluce Dias da Silva.

?Manter o que deixamos pode ser considerada uma façanha, mas é apenas uma obrigação. Resta saber a que custo. Prefiro não entrar nessa questão, já que a imprensa e os balanços revelam o que todos estamos cansados de saber (…).? Esse é um trecho de um bilhete que Boni enviou a alguns amigos e ao qual o Estado teve acesso.

O texto foi redigido em reação a nota distribuída pela família Marinho há dias, a fim de encerrar boatos sobre desligamento de Marluce. Desde que Boni se afastou, em 97, especulações sobre sua volta se repetem. Os boatos ganharam força após a nomeação de Henry Philipe Reichstul para a Globopar, holding das Organizações Globo.

A nota dos Marinho menciona números de faturamento e audiência e informa considerar ?impecável? a condução de Marluce. ?Jamais cogitamos prescindir do seu comando.?

?Se a defesa de Marluce é válida, é inteiramente impertinente a abordagem sobre meu eventual retorno?, escreve Boni. ?Declarei sempre que nunca recebi convite nesse sentido e jamais o aceitaria (…). O motivo é muito simples:

habituado a trabalhar com o equilíbrio e a elegância do dr. Roberto Marinho, senti-me absolutamente desconfortável após seu involuntário afastamento da empresa. Por que voltaria agora??

Informada sobre o conteúdo do bilhete, a Globopar limitou-se a enviar à reportagem a íntegra do memorando da família Marinho aos funcionários.

?Nós fizemos e consolidamos a Globo. Sem reproduzir programas estrangeiros, (…) incorporando contribuições culturais e artísticas brasileiras, criamos um padrão de qualidade, hoje em fase explícita de extinção. O que é lamentável.?

Embora não o mencione, o Big Brother, fenômeno mais recente de audiência da emissora, é o exemplo clássico de reprodução de programa estrangeiro.

Vencido em 2001, o contrato de Boni com a Globo foi renovado até março de 2003. O próximo passo do atual consultor é levar ao ar o canal cuja concessão ganhou para a região do Vale do Paraíba. A família Marinho e Silvio Santos disputam a condição de futuros parceiros de Boni, interessados usar sua TV como retransmissora."

 

ESQUINAS DE SP

"Jornal universitário: polêmica em SP", copyright Comunique-se (www.comunique-se.com.br), 22/04/02

"A capa e o conteúdo do Esquinas de S.P., jornal-laboratório da Faculdade Cásper Líbero, provocou polêmica entre membros da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, onde era impresso. A foto de um casal homossexual masculino (um branco e outro negro) se beijando foi considerada ?de mau gosto? pelo diretor-presidente da Imprensa Oficial, Sérgio Kobayashi. A instituição se recusou a imprimir, como fazia anteriormente, a edição.

? A idéia de usar o casal foi discutida durante dois meses. Sabemos que é uma capa impactante, mas não poderíamos imaginar que causaria tanto transtorno?, disse Brígida Rodrigues, monitora e editora de fotografia do jornal, cuja periodicidade é trimestral.

Sobre a foto foram inseridos pelo computador uma cruz e uma estrela-de-davi, em forma de brinco. ?Queríamos provocar a reflexão e falar sobre a intolerância religiosa, o racismo e a homossexualidade?, explicou Brígida. Foi ela quem convidou o casal para ser modelo da capa. ?Eles participam do movimento gay de São Paulo. Nós os convidamos mas, antes, explicamos qual era nosso objetivo com a imagem?.

Esquinas de S.P. é um jornal temático feito pelos alunos da Facasper. Hoje, há três editores (estudantes) à frente da publicação: Júlia Ferraz e Carolina Cassiano, ambas editoras de texto, e Brígida. O editor-chefe é o professor da faculdade, José Arbex Júnior.

A Prefeitura de São Paulo aceitou fazer a impressão do periódico a partir de agora."