Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > COMIDA NA TV

Daniel Castro

Por lgarcia em 01/01/2003 na edição 205

COPA 2006 / TV GLOBO

"Globo se une à Televisa pela Copa de 2006", copyright Folha de S. Paulo, 26/12/02

"A TV Globo está se unindo à rede mexicana Televisa, parceira do SBT na produção de telenovelas, para se fortalecer na renegociação dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2006.

Em 1998, a Globo assinou contrato para ter exclusividade no Brasil das Copas de 2002 e 2006. O contrato foi reafirmado em outubro de 2001. Na semana passada, a Globo comunicou à Fifa e à Kirch (que negocia os direitos para a Fifa) a intenção de rever o contrato da Copa de 2006, pela qual se comprometeu a pagar US$ 220 milhões, valor que agora considera inviável diante da alta do dólar.

No dia 16, a Globo e a Televisa se reuniram em Madri e decidiram liderar um movimento pelo fortalecimento da OTI (Organização de Televisão Iberoamericana). No encontro, ficou acertado que os direitos de Copas na América Latina passam agora a ser comprados somente pela OTI, como ocorria até 1998. Essa decisão foi comunicada à Fifa e à Kirch por Guilhemo Cañedo, presidente da OTI, e Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esportes. Novas reuniões para discutir o assunto já estão agendadas para janeiro.

A decisão significa que a Globo vai renunciar ao atual contrato e que está abrindo mão da exclusividade pela Copa-06. Isso porque a OTI congrega todas as redes de TV do Brasil, e, como aconteceu na Copa de 98, deverá repassar a todas elas os direitos dos Mundiais que vier a comprar."

 

REALITY SHOWS

"?BBB 3? terá novas regras e 14 competidores", copyright Folha de S. Paulo, 27/12/02

"A TV Globo anuncia hoje à imprensa as novas regras da terceira edição do ?reality show? ?Big Brother Brasil?. A principal novidade é que o programa, que estréia no dia 14, terá 14 participantes, e não mais 12, como nas duas versões anteriores. Em um ?pré-programa? a ser comandado por Pedro Bial no dia 9, serão apresentados os 12 participantes escolhidos pela emissora _a seleção termina dia 5_ e mais quatro candidatos, que irão competir por duas vagas. Essas quatro pessoas, dois homens e duas mulheres, irão aparecer ao vivo, de links instalados em suas próprias casas, num ?Big Brother? doméstico. Até o dia 14, os telespectadores escolherão dois deles, um homem e uma mulher, votando por telefone (0300). Com a nova fórmula, a Globo injeta tensão já no primeiro episódio, ?eliminando? dois concorrentes a inquilinos da casa de ?BBB?, que vem reformada. Outra mudança no programa será a eliminação de dois concorrentes ao final da primeira semana de confinamento _nas demais terças-feiras, até a final, em 1? de abril, continua a ?tradição? de um eliminado por semana. As regras de eliminação também mudam. Além do líder, haverá um segundo competidor com imunidade a cada semana. Ele será escolhido por um concorrente que ganhará esse ?poder de veto? em sorteios realizados pela produção do programa.

OUTRO CANAL

Inversão 1

A Globo decidiu adiar o final da novela das sete, ?O Beijo do Vampiro?, no ar desde o final de agosto, de março para abril. Afirma que a atração ganhou um mês a mais de vida. Assim, disfarça o encurtamento da novela das seis, ?Sabor da Paixão?, no ar desde o final de setembro, que terá seu último capítulo em 21 de março.

Inversão 2

A emissora argumenta que o final de ?Sabor da Paixão? sempre esteve previsto para março. Até porque a autora, Ana Maria Moretzsohn, é defensora de novelas mais curtas.

Gráfico

A verdade é que ?O Beijo do Vampiro? anda um pouco melhor no Ibope do que a atual trama das seis. Anteontem, por exemplo, deu média de 28 pontos, 3 a mais do que ?Sabor da Paixão?. Mas as duas estão abaixo da expectativa.

Peru 1

O baixo índice de televisores ligados na terça, 24, derrubou a audiência dos especiais de Natal e da novela das oito da Globo. Nesse dia, ?Esperança? bateu seu recorde negativo, com média de apenas 19 pontos. Mas, no horário, só 32% dos televisores da Grande SP estavam ligados _ o normal é no mínimo o dobro disso.

Peru 2

Em efeito cascata, os natalinos do ?Casseta & Planeta?, ?Brava Gente? e ?Sítio do Picapau Amarelo? deram, respectivamente, 16, 13 e 10 pontos. Na Record, ?Ano Novo de Casa Nova? só deu 3."

 

COMIDA NA TV

"TV exibe bela miragem da comida", copyright Folha de S. Paulo, 26/12/02

"Pelo menos na TV, o Fome Zero, programa do poder que se instala na próxima semana, já tomou conta dos lares.

Os mestres da culinária ditam receitas da alvorada ao fim do dia. A televisão nunca engordou tanto, embora os herdeiros da cozinha maravilhosa de Ofélia Anunciato insistam no cinismo diet.

O ?Mais Você? (Globo, 8h05), de Ana Maria Braga, cuidou, logo na primeira manhã depois da vitória de Lula, de ganhar o novo poder pela barriga. A apresentadora fez uma rabada, prato predileto de Lula. Ana Maria não explora a hipocrisia ?light?, o que nos demais programas é regra. Para ela, serve a velha lição de Roberto Carlos: ?Tudo o que eu gosto é ilegal, é imoral ou engorda?.

Dona Jura (Solange Couto) também é sincera ao fazer cara de tédio para a ginástica de Solange Frazão, no ?Bom Dia, Mulher? (Rede TV!, 9h30). Não cairia bem a quem se notabilizou pelas guloseimas do boteco de ?O Clone?. A atração não economiza nas receitas de cantina, com muito ravióli e creme de leite. Caloria para as massas. Engordou? A manhã da TV está repleta de aparelhos de ginástica passiva.

Tem até programa que deseja botar o populacho para acertar o vinho com a comida. Por que não? O ?Mulheres? (Gazeta, 14h) é fino, apesar de Mamma Bruscheta, âncora de amenidades do tal. Na mesma emissora, a graça é Palmirinha Onofre (?Pra Você?, 12h), que, como uma vovó paciente, enfeita pratos deliciosos. É o que mais próximo há da delicadeza perdida de Ofélia.

Olga Bongiovanni (Bandeirantes, 8h30) capricha no arroz carreteiro. O bom é a atenção com os pratos ditos regionais, cuidado não visto nas atrações do gênero. Até os programas vespertinos de pura fofoca têm a sua cozinha. A TV agora representa para os miseráveis o que as velhas máquinas de assar frangos sempre significaram para os cachorros: uma bela miragem de comida."

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem