Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

PRIMEIRAS EDIçõES > GLOBO vs. SBT

Daniel Castro

Por lgarcia em 19/02/2003 na edição 212

SBT DEMITE

“SBT deve cortar ?Disco de Ouro?, de Gugu”, copyright Folha de S. Paulo, 14/02/03

“A primeira vítima da reestruturação administrativa e de programação do SBT, iniciada na semana passada, deverá ser o ?Disco de Ouro?, apresentado aos domingos por Gugu Liberato. O programa, que estreou em dezembro e ainda tem três episódios gravados, pode sair do ar em março, dando lugar a filmes e seriados.

A Folha apurou que o ?De Frente com Gabi?, de Marília Gabriela, deixará de ser diário e passará a semanal, só até abril, quando vence o contrato da apresentadora.

?Curtindo uma Viagem?, de Celso Portiolli, que deixou de ser produzido em outubro e tinha chances de voltar a ser gravado, será definitivamente extinto. Também devem acabar os jornalísticos ?TJ Manhã? e ?SBT Repórter?. As mudanças devem ser confirmadas hoje.

Os demais programas estão sendo estudados um a um. As duas ?empresas? em que foram divididas o SBT (geradora/comercial e produtora/programadora) preparam estudos para definir metas mínimas de audiência e de faturamento para cada atração. Pelos novos conceitos, programas que não são vice-líderes no Ibope, mas que têm bons níveis de receita, serão mantidos.

O SBT negocia com a mexicana Televisa mudanças no formato das telenovelas. Quer produções mais longas e com capítulos mais extensos, para aumentar o potencial de comercialização de intervalos e reduzir custos com escala.”

“SBT confirma demissões”, copyright Comunique-se (www.comunique-se.com.br), 14/02/03

“A assessoria de imprensa do SBT confirmou nesta sexta-feira (14/02) o anúncio de novos cortes na emissora nos próximos dias. ?Diretores estão se reunindo diariamente para decidir quem sai e quem fica?, disse um assessor. A decisão deverá ser divulgada até a próxima terça-feira (18/02).

Comenta-se nos bastidores que Sílvio Santos só manteria os programas que garantam o segundo lugar na audiência ou que tenham consolidado um bom faturamento. Os cortes atingiriam o jornalismo. O programa ?De Frente com Gabi? (segunda a sexta-feira, com horários variáveis a partir da 0h35) corre o risco de ser exibido apenas uma vez por semana. O contrato de Marília Gabriela vence em março e dificilmente seria renovado.

Nos corredores da casa, fala-se também na extinção do ?SBT Repórter? (quintas-feiras, às 23h40), comandado por Hermano Henning, e do ?TJ Manhã? (segunda a sexta-feira, às 6h30), apresentado por Patrícia Pioltini.

Vários programas e equipes de produção da emissora estão ameaçados, como ?Disco de Ouro? (domingos, às 13h), apresentado por Gugu Liberato, e ?Falando Francamente? (segunda a sábado, às 16h), por Sônia Abrão.

Pode ainda haver demissões na equipe de Ratinho. O núcleo de novelas seria extinto. A apresentadora Jackeline Petkovic (?Bom Dia & Cia?) não permanecerá na emissora.

O SBT encerrou também os programas infanto-juvenis ?Disney Cruj? (sábados, às 10h15) e ?Zapping Zone? (com a Disney Channel, sábados, às 12h).

Os apresentadores Babi, sem programa, e Celso Portiolli (reality show ?O Conquistador do Fim do Mundo?, ainda por estrear), também estão na mira da emissora.”

 

GLOBO vs. SBT

“Globo quer tirar filmes da Disney do SBT”, copyright Folha de S. Paulo, 12/02/03

“A Globo está tentando tirar proveito da suposta fragilização do SBT, que na semana passada perdeu seu vice-presidente, José Roberto Maluf, e quatro diretores, devido à reestruturação do organograma, imposto por Silvio Santos, e que dividiu a emissora em duas ?empresas? (não formais) _uma produtora/programadora e outra geradora/comercial.

Para cortar custos, o SBT também está revendo suas parcerias internacionais, entre elas a com a Televisa, pela produção de telenovelas, e com a Disney, por filmes, desenhos e co-produção. Segundo um alto executivo da rede, apenas as investidas sobre o futebol da Globo será poupada.

A parceria com a Televisa corre menos risco de acabar porque o contrato só vence em 2006, mas deverá ser ?enxugada?. Já a da Disney deve ser desfeita em meados deste ano, quando vence o atual contrato. As co-produções ?Disney Cruj? e ?Zapping Zone? j&aaaacute; foram desmontadas.

De olho nos filmes arrasa-quarteirão da Disney, a Globo já nego cia com a multinacional desde o ano passado. Na semana passada, no auge da crise no SBT, uma nova rodada de negociações foi marcada. Será em abril, em Cannes (França). A Globo será representada por Roberto Buzzoni, diretor de programação.

Foi a Disney que primeiro procurou a Globo. A empresa estaria insatisfeita com a queda nas vendas de seus produtos licenciados.

OUTRO CANAL

Reestruturação

Foram demitidos 32 profissionais da Globo na última sexta-feira, a maioria deles com cargos de gerentes. Os cortes foram pulverizados por todos os setores. Da área artística, saíram um gerente de cenografia e outro de produção.

Final feliz 1

Haverá várias passagens de tempo no último capítulo de ?Esperança?, nesta sexta-feira. Reynaldo Gianecchini, o Tony, irá narrá-las em off (sem aparecer). Seu filho, Martininho, por exemplo, irá ter passagens aos 10 e 25 anos. No final, uma bisneta de Tony toca piano, para felicidade do já idoso marido de Maria (Priscila Fantin).

Final feliz 2

No último capítulo, José Manoel (Nuno Lopes) levará um tiro na frente da tecelagem. Salva a vida de Nina (Maria Fernanda Cândido). Mas tudo acabará bem: eles terão dois filhos, que também aparecerão nos saltos de tempo.

Final feliz 3

Essas informações foram tiradas dos roteiros de gravação. Para manter sigilo, os capítulos de quinta e sexta não haviam sido distribuídos inteiros até as 12h de ontem. A edição da novela só acaba na sexta, pouco antes do início da exibição do último capítulo. Até para manter a tumultuada rotina da novela.

Ao morto

O SBT prometeu, mas não transmitiu ao vivo, ontem de manhã, o anúncio dos indicados ao Oscar deste ano. Só o fez uma hora depois, às 12h40, e sem tradução ?simultânea?.”

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem