Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

PRIMEIRAS EDIçõES > TELETIPO

De um jeito ou de outro

Por lgarcia em 25/12/2002 na edição 204

TELETIPO

Há algum tempo os tablóides ingleses News of the World e Mail on Sunday vêm tentando provar que há ligação entre Cherie, mulher do premiê britânico Tony Blair, e Peter Foster, marido de sua consultora de estilo de vida, Carole Caplin. Recentemente, contudo, o News of the World se superou, causando um escândalo. O jornal fez uma armação para que Cherie, Carole e Foster, empresário de passado duvidoso, se encontrassem na sala em que a primeira-dama britânica trabalha como advogada para gravar a conversa secretamente. No entanto, a polícia ficou sabendo a tempo da trama e conseguiu avisar os Blair, desmascarando o tablóide. Como reporta o Guardian [11/12/02], a revelação da armação e o pronunciamento de Cherie a respeito renderam assunto para ataques entre diversos jornais britânicos.

A jornalista britânica Zaiba Malik e o câmera italiano Bruno Sorrentino, do Channel 4 britânico, presos em 25/11/02 quando tentavam entrar no Bangladesh com visto de turista, foram libertados após assinarem documento comprometendo-se a não publicar o material gravado. Eles foram acusados de retratar o país como esconderijo da al-Qaida. O chanceler Reaz Rahman disse que eles confessaram estar atrás de informações sobre terroristas escondidos no pais (como a maioria dos jornalistas…). Os dois poderiam ter sido condenados à morte. Segundo The Guardian [11/12/02], o ajudante e a intérprete que acompanhavam a dupla, naturais de Bangladesh, ainda estão presos à espera de julgamento.

Pesquisa da consultoria Nielsen Media Research mostra que em 2002, pela primeira vez, as 200 emissoras básicas (que lucram com propaganda) de TV a cabo dos EUA tiveram mais audiência que as sete maiores redes abertas. No horário nobre, os canais por assinatura atingiram 48% da audiência, em média, contra 45% da TV aberta. Os canais a cabo mais assistidos no horário nobre são Lifetime, com média de 2,26 milhões de telespectadores, Nickelodeon, com 2,12 milhões, e TBS, com 1,91 milhão. Segundo o New York Daily News [11/12/02], a Fox News termina o ano na liderança entre os noticiosos, com público médio de 1,19 milhão no horário de pico.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem